Fórmula 1 volta atrás e deve abandonar redução da temperatura das mantas de pneus em 2023 – UOL
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O plano de reduzir a temperatura das mantas de pneus da Fórmula 1 de 70ºC para 50ºC em 2023 está sendo reavaliado e provavelmente será descartado.
A mudança foi planejada como parte de uma transformação para 2024, onde o uso de mantas de pneus deve ser totalmente deve ser totalmente abandonado como parte da campanha de sustentabilidade do campeonato.
Mas a redução da temperatura do cobertor por si só provou ser impopular entre os pilotos e tem estado nas manchetes desde o GP dos Estados Unidos, onde ocorreu o primeiro de dois testes dos pneus protótipos da Pirelli para 2023 – o segundo aconteceu no GP da Cidade do México nesse fim de semana.
O campeão mundial, Max Verstappen disse que a mudança causaria “muitos acidentes”, enquanto Lando Norris, da McLaren, sentiu que “todo mundo vai desviar seu carro em algum momento”.
Em resposta aos comentários do piloto após o teste de Austin, a Pirelli realizou um experimento para o teste do México, onde os pneus foram aquecidos em mantas a 70°C, mas apenas por duas horas e não pelas três habituais. A fornecedora aparentemente descobriu que essa mudança consumia menos energia em geral e, ao mesmo tempo, aliviaria as preocupações dos pilotos.
O chefe da Pirelli, Mario Isola, explicou ao Motorsport.com que enquanto para 2024 “o plano segue em não ter um cobertor, para o próximo ano a investigação disse que se você aquecer os pneus a 70°C por duas horas e não três, você economiza mais energia do que deixar as mantas em 50°C por três horas”.
“Porque este é o período do cobertor que está usando muito mais energia – é como o forno em casa”, continuou ele. “Então, se você ligá-lo, você tem uma primeira fase em que você sobe para a temperatura necessária e depois se estabiliza. Mas para manter a temperatura no nível desejado, você precisa usar energia. Então, esse é o ponto.”
Tyre heating system, Ferrari F1-75 Charles Leclerc, Carlos Sainz
Photo by: Erik Junius
Isola apresentou as descobertas da Pirelli aos pilotos em seu briefing regular após o TL2 do GP da Cidade do México. Ele disse que os pilotos concordaram que prefeririam que a F1 adotasse a abordagem de aquecer os pneus mais quentes por um período mais curto.
“Para mim, é uma solução sensata”, disse Isola. “Como eu disse, também economizamos mais energia. Agora, temos que analisar todos os dados [da abordagem de aquecimento antes do teste do México] porque o teste foi [apenas na última] sexta-feira.
“O [resto do] plano é encontrar os cinco compostos que queremos homologar para 2023. [Depois] traremos a versão final dos pneus para Abu Dhabi para o teste pós-temporada para que os pilotos possam testar a gama final de compostos e propor uma estratégia completa para 2023 de [aquecimento da manta de pneus] duas horas a 70°C. Esse é o plano para o momento.”
Entende-se que a Pirelli também apresentou sua ideia de manta de pneus para 2023 à FIA e à organização da F1 e recebeu feedback positivo sobre a nova abordagem. Isola também sugeriu que os testes de pneus realizados em Austin e no México poderiam retornar em certos eventos no próximo ano.
Lewis Hamilton, Mercedes W13
Photo by: Andy Hone / Motorsport Images
Isso é útil para a Pirelli coletar dados sobre como os compostos estão funcionando, em vez de traçar a construção específica dos pneus – o que requer eventos de teste privados mais longos, pois os carros precisam ajustar suas configurações para obter os dados corretos.
“O que eles chamam de ‘teste em competição’ é uma opção para o futuro”, disse Isola. “Especialmente no próximo ano, temos 24 corridas, temos uma segunda parte da temporada com muitos eventos no exterior. Sabemos o quanto as equipes e o pessoal dos times estão estressados porque precisam viajar muito.
“Então, se tivermos essa opção, não obrigaremos as equipes a ficarem de fora por mais 2-3 dias para nossos testes de pneus e podemos usar isso em uma segunda parte da temporada.”
Como o plano de proibição da manta de pneus para 2024 continua em andamento, seria lógico esperar que a Pirelli produza todas as novas construções de pneus para esse ano ou as equipes terão que fazer mudanças substanciais em seus projetos para melhorar o aquecimento dos pneus.
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