Fórmula E revela novidades para a temporada 2023, a primeira da era Gen3 – F1Mania

0
130

A Fórmula E apresentou novo regulamento esportivo com mudanças para a temporada de 2023, a primeira na era Gen3. Treino para novatos, Attack Charge e duração da corrida medida em voltas ao invés de tempo
A Fórmula E revelou as novidades do seu regulamento esportivo para a temporada 2023, a primeira da era Gen3 e a nona na história do campeonato de carros elétricos. As mudanças, anunciadas em conjunto com a FIA, foram aprovadas pelo Conselho Mundial do Esporte a Motor.
Pela primeira vez, o Brasil receberá um ePrix, programado para março do ano que vem, enquanto a temporada terá início no dia 14 de janeiro, na Cidade do México.
Uma mudança importante para os fãs altera a duração das corridas. Ao invés dos tradicionais 45 minutos mais uma volta, a corrida passa a ter uma número pré-definido de voltas. Bandeiras amarelas e as entradas do safety car serão compensadas com voltas extras.
Uma novidade para 2023 é o Attack Charge – que vai substituir o Modo de Ataque (Attack Mode) em algumas corridas do próximo ano em caráter de teste. Os pilotos serão obrigados a realizar um pit stop de 30 segundos para recarregar a bateria dos carros e desbloquear dois períodos de Modo de Ataque, onde a potência do Gen3 vai aumentar de 300kW para 350kW. Isso graças ao desenvolvimento de uma bateria capaz de receber 4kWh de energia em 30 segundos, fornecida por um booster de 600kW. Além disso, o Fanboost não será usado na próxima temporada.
Para os novatos que sonham em chegar na Fórmula E, a última novidade é a cereja do bolo. Tendo em vista a dificuldade de novos talentos emergirem no esporte, algo parecido com o que acontece na Fórmula 1, as equipes da FE serão obrigadas a completar dois treinos livres 1 com um piloto que ainda não correu na categoria elétrica.
“Nossos regulamentos esportivos atualizados são evidências da evolução contínua e do impacto positivo do ABB FIA Formula E Championship para pilotos, equipes, parceiros e fãs no mundo dos EVs de consumo”, disse o CEO da Fórmula E, Jamie Reigle.
“A combinação de aprimoramentos esportivos, uma mudança radical no desempenho do carro, tecnologia de bateria de ponta e a inovação do Attack Charge tornará nossas corridas mais competitivas e divertidas, ao mesmo tempo em que mostra o futuro do desenvolvimento de veículos elétricos.
“Este é o cenário que a Fórmula E pretende alcançar e estamos ansiosos para ver a nova geração ganhar vida na 9ª temporada”, concluiu Reigle.
Calendário da temporada 2023 da Fórmula E
Ainda em 2022, a pré-temporada será realizada em Valência entre os dias 13 e 16 de dezembro. Programado para 18 corridas, sendo cinco rodadas duplas (Diriyah, Berlim, Jacarta, Roma e Londres), duas sedes ainda aguardam confirmação.
1 – ePrix da Cidade do México, México, 14 de janeiro
2 e 3 – ePrix de Diriyah, Arábia Saudita, 27 e 28 de janeiro
4 – ePrix de Hyderabad, Índia, 11 de fevereiro
5 – ePrix da Cidade do Cabo, África do Sul, 25 de fevereiro
6 – ePrix de São Paulo, Brasil, 25 de março
7 e 8 – ePrix de Berlim, Alemanha, 22 e 23 de abril
9 – ePrix de Mônaco, Mônaco, 6 de maio
10 – a confirmar, 20 de maio
11 e 12 – ePrix de Jacarta, Indonésia, 3 e 4 de junho
13 – a confirmar, 24 de junho
14 e 15 – ePrix de Roma, Itália, 15 e 16 de julho
17 e 18 – ePrix de Londres, 29 e 30 de julho
Notícias mais recentes
1) Max Verstappen, 429 pts
2) Charles Leclerc, 290
3) Sergio Pérez, 290
4) George Russell, 265
5) Lewis Hamilton, 240
6) Carlos Sainz Jr., 234
7) Lando Norris, 113
8) Esteban Ocon, 86
9) Fernando Alonso, 81
10) Valtteri Bottas, 49

F1Mania – Mania de Velocidade – © Copyright – Todos os Direitos Reservados – Política de Privacidade

This website is unofficial and is not associated in any way with the Formula 1 companies. F1, FORMULA ONE, FORMULA 1, FIA FORMULA ONE WORLD CHAMPIONSHIP, GRAND PRIX and related marks are trade marks of Formula One Licensing B.V.

source

Leave a reply