FPF mira arrecadação de R$ 60 milhões com marketing no … – Máquina do Esporte

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A Federação Paulista de Futebol (FPF) mira arrecadar até R$ 60 milhões com patrocínios e parceiros comerciais do Paulistão 2023. Essa é a meta estabelecida pelo presidente da entidade, Reinaldo Carneiro Bastos.
“O marketing tem sido um grande sucesso no Campeonato Paulista. Saímos de R$ 19 milhões em 2021 para R$ 40 milhões [em 2022] e pretendemos aumentar isso para R$ 60 milhões [no ano que vem]. Isso só com naming rights e propriedades de marketing”, afirmou o dirigente, em entrevista à Máquina do Esporte durante o evento de lançamento do Paulistão, realizado nesta terça-feira (1º), no Pavilhão Pacaembu, na região central de São Paulo.
Pelo quinto ano consecutivo, a FPF terá o Sicredi como patrocinador principal do Paulistão e detentor do title sponsor da competição. Além dele, o torneio conta com a Penalty como bola oficial e a Kappa como fornecedora de material esportivo para a arbitragem.
Carneiro Bastos afirmou que um dos trunfos da FPF para atrair investidores para o Paulistão é ser a geradora das transmissões das partidas. Pelo segundo ano consecutivo, o modelo adotado foi de fatiar os direitos do torneio, que terá visibilidade na Record TV (TV aberta), YouTube (redes sociais), Premiere e Paulistão Play (pay-per-view), TNT (TV fechada) e HBO Max (streaming).
“Fazemos uma entrega que nenhuma outra competição no Brasil faz porque nós geramos as transmissões. Então, mostramos aquilo que combinamos com o patrocinador. É diferente do Campeonato Brasileiro, que a transmissão é a da Globo, que mostra o que interessa a ela”
Para Carneiro Bastos, essa estratégia da FPF faz com que o Paulistão seja mais atraente para os patrocinadores.
“Valorizamos as propriedades de marketing. Esse é o futuro. É o que faz a Conmebol com a Libertadores, a Fifa na Copa do Mundo, a Uefa na Champions League. É tratar a competição como um negócio e gerar recurso para os clubes”, exemplificou.
Para o dirigente, ao programar jogos em tantas plataformas, o Paulistão também conseguiu conquistar um público mais jovem.
“O resultado [do Campeonato Paulista] de 2022 é que rejuvenesceu o torcedor. Nós tínhamos uma preocupação de que o torcedor do Paulistão estava ficando mais velho. Agora, [o torneio] rejuvenesceu com as novas plataformas. Aumentamos em 10 milhões o número de espectadores no Paulistão [nas transmissões]”, contou o presidente da federação.
Para ele, o público se acostumou a ter vários players transmitindo a competição.
“Eu recebia muito telefonema das pessoas perguntando onde vai passar o jogo. Agora, já se acostumaram. A Globo antes tinha tradição [de transmitir o Paulistão], mas já se acostumaram com o futebol na Record”, afirmou o dirigente.
Carneiro Bastos, porém, reconheceu que ainda há falhas na nova estratégia de ter nas mãos a tarefa de montar a transmissão dos jogos.
“Temos que corrigir as falhas na geração de transmissão, falhas de organização dos jogos. Temos que crescer, evoluir. Se achar que está bom, já começamos o jogo perdendo de 1 a 0”, finalizou.

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