Fusca do Mujica em que Lula pegou carona é brasileiro ou mexicano? – Vrum

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Fusca azul do ex-presidente do Uruguai é frequentemente identificado como 1987, mas o modelo deixou de ser fabricado no Brasil em 1986
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Tá certo, todo mundo já viu o rolezinho que o Lula deu no Fusca azul 1987 de José Pepe Mujica, ex-presidente do Uruguai. Quem é simpatizante, aplaudiu. Quem não gosta, criticou. Mas, para nós, a grande questão é: o Fusca do Mujica foi fabricado no Brasil ou no México?
A dúvida é válida. Afinal de contas, a história conta que o primeiro período em que o Fusca foi fabricado no Brasil foi até 1986. A segunda foi o Fusca “Itamar”, de 1993 a 1996. Enquanto isso, o México fabricou o Vocho, como chamam o modelo, de 1964 a 2003. Essas informações levam a crer que o Fusca do Mujica é mexicano, mas a resposta não é tão simples assim.
Para estabelecer o local de fabricação do Fusca do Mujica é preciso estar atento aos detalhes. Note que os vidros do Fusca do ex-presidente do Uruguai tem os vidros menores, típicos dos usados no Brasil, enquanto o Fusca mexicano tinha vidros mais amplos.
Outra característica que encaminha a origem do Fusca para o Brasil são as setas localizadas nos para-lamas. No México, que atendeu as exportações para a Europa e os Estados Unidos, as luzes de direção estavam integradas no para-choque dianteiro.
E, se você perguntar para um “fuscólogo”, vai encontrar outras diferenças. Fato é, que, diferente do que é propagado por aí, o Fusca do Mujica não é de 1987. A hipótese mais provável é que o veículo foi fabricado no Brasil em 1986 e vendido no Uruguai no ano seguinte, o que é plausível porque o modelo esteve em produção até novembro.
O Fusca do Mujica acabou virando o principal símbolo da austeridade de sua gestão como presidente do Uruguai. No lugar dos carros luxuosos oficiais, Pepe preferia “bater volante” no seu Fusquinha azul. O veículo chegou a ter uma oferta de US$ 1 milhão feita por um sheik árabe em 2014, durante a cúpula de G77+China, celebrada na Bolívia. A informação é do semanário uruguaio Búsqueda.
Naquela época, o valor girava em torno de R$ 2,5 milhões. Hoje, já seriam mais de R$ 5 milhões, o dobro. Perto dessa oferta feita pelo sheik, a proposta do embaixador mexicano Felipe Enríquez durante um encontro diplomático em Montevidéu não parece tão atraente: nada menos que 10 picapes 4×4 em troca do Fusca de Mujica.
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