Futebol & Política: Espanha e Marrocos têm histórico de conflitos e tensão; entenda – BNews

0
77

Política
Seleção marroquina eliminou a Espanha nos pênaltis pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar
Publicado em 06/12/2022, às 15h51    Reprodução/Twitter @copaalemdacopa    Cadastrado por Eduardo Dias
compartilhe:
Nas rodas de conversa sempre surge aquele comentário de que “futebol e política não se misturam”. No entanto, se tratando de Copa do Mundo, onde seleções de países com histórico de conflitos dentro e fora de campo se enfrentam, esse argumento cai por terra. 
Nesta terça-feira (6), por exemplo, a seleção do Marrocos eliminou a Espanha da Copa, após empatar em 0 a 0 no tempo regulamentar e vencer a partida nos pênaltis. Fora das quatro linhas, os dois países acumulam um histórico de conflitos pelo Saara e tensões na fronteira entre os dois. 
Jornalista revela se jogador revelado no Bahia irá para o Flamengo
Deputado leva soco de colega e vai parar na UTI
Uma das principais disputas entre a Espanha e o Marrocos é a proximidade geográfica entre eles. Os dois países compartilham a menor distância entre a África e a Europa, separados pelo estreito de Gibraltar, canal que separa o Mar Mediterrâneo do Oceano Atlântico. O trecho mais curto, a distância é de menos de 14 quilômetros.
Outro destaque são as tensões nas fronteiras de Ceuta e Melilla, cidades espanholas no norte da África, que dividem “cerca” com cidades marroquinas. Essa é a única fronteira terrestre entre os dois continentes. 
Entre os governos dos dois países, o lado espanhol trava um embate com os marroquinos há décadas devido à disputa territorial sobre o Saara Ocidental, que, inclusive, já pertenceu a Espanha, sendo hoje uma ex-colônia espanhola. A região é parcialmente controlada por Marrocos, que quer o governo total da área.
Um dos destaques da seleção marroquina é o lateral Achraf Hakimi, estrela do time norte-africano, que também atua pelo PSG da França. Ele e o goleiro Munir Mohamedi e o goleiro Munir Mohamedi nasceram na Espanha, mas optaram por defender o país de seus pais. Hakimi, por exemplo, foi revelado pelas categorias de base do Real Madri, maior clube da Espanha. 
Classificação Indicativa: Livre
Copa do Mundo 2022
Copa do Mundo: Zebra! Marrocos vence Espanha nos pênaltis e vai para quartas
COPA DO MUNDO 2022
Com maioria imigrante, Marrocos busca contra a Espanha exorcizar fantasma de 1986
COPA DO MUNDO 2022
Galvão chama técnico da Espanha de ‘metido’ em goleada da seleção
Publicado em 01/12/2022, às 05h00
Na Sombra do Poder: Dalila ou Habib?
© 2022 Copyright BNews
Endereço: Rua Frederico Simões, 98. Caminho das Árvores. Salvador – BA
Telefone: (Redação) 71 9 8151-6184 (Comercial) 71 99112-9467
E-mail: [email protected]

source

Leave a reply