Gaeco denuncia secretário municipal de Sumaré por crimes de corrupção passiva – MPSP
Um secretário municipal de Sumaré foi denunciado por corrupção passiva pelo Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco). Ao levar o caso ao Judiciário no dia 11 de outubro, os promotores de Justiça Felipe Bertolli, Rodrigo Lopes e Marcos Rioli ainda pediram que o agente público seja afastado do cargo.
Investigações revelaram que o denunciado exigiu de empresários da construção civil o pagamento de propina para atuar na liberação de empreendimentos em Sumaré. Em um dos casos, ele pediu 2% do valor geral de venda de apartamentos. No outro, o pedido foi de uma unidade de imóvel residencial. Encontros entre um representante do secretário e um dos empresários chegaram a ser registrados em fotos durante as diligências.
Durante o cumprimento do mandado de busca e apreensão na residência do denunciado, ele foi flagrado apanhando dinheiro que estava escondido em um armário. Imagens de câmera de segurança mostram que, na sequência, ele ocultou os valores dentro das mochilas escolares de seus filhos.