Goleiro ouviu que deveria desistir do futebol; dois anos depois, estreou como titular e brilhou na Copa do Mundo – ESPN.com.br
Você está na Edição Brasil. Para acessar edições de outras regiões, clique aqui.
O dia 21 de novembro de 2022 vai ficar marcado na memória de Andries Noppert. Depois de ouvir dos familiares que deveria desistir do futebol, o goleiro deu a volta por cima e foi um dos destaques na vitória da Holanda sobre Senegal, por 2 a 0, na estreia da Copa do Mundo.
A presença na lista dos convocados de Louis van Gaal já estava de bom tamanho para o goleiro do Heerenveen, que sofreu 13 gols em 14 rodadas do Campeonato Holandês. O que nem ele imaginava é que sua estreia pela seleção seria em uma Copa. Afinal, o aviso foi feito pelo treinador dois dias antes do jogo contra Senegal.
SENEGAL 0 x 2 HOLANDA: ASSISTA PELA ESPN NO STAR+ AO COMPACTO DO JOGO COM NARRAÇÃO DE RÔMULO MENDONÇA E COMENTÁRIOS DE RODRIGO BUENO
“Eu fiquei muito feliz, claro. Você sonha com isso o tempo inteiro e quando algo dessa magnitude se realiza, você precisa ficar feliz. Foi uma ansiedade saudável. Se você não tem, é melhor parar com o futebol. É claro que você fica um pouco nervoso, mas acho que é bom”, disse Noppert, que revelou o que ouviu de Louis van Gaal:
Além de todo o conteúdo ESPN, com o Combo+ você tem acesso ao melhor do entretenimento de Star+ e às franquias mais amadas de Disney+. Assine já!
“Que ele acredita em mim. Isso foi a coisa mais importante que ele me disse”.
E Andries Noppert mostrou que o experiente treinador fez a escolha certa. Com pelo menos três grandes defesas, foi um dos responsáveis pela vitória suada da Holanda sobre Senegal. O goleiro soube lidar com a pressão de fazer a estreia pela seleção e não se surpreendeu com seu desempenho.
“Surpreso não. Eu acredito em mim e tentei encaixar todas as bolas possíveis. Às vezes não funciona, mas muitas vezes funciona. É claro que quando você joga pela primeira vez é sempre um momento incrível e você sente alguma pressão, mas isso é normal, você precisa disso”, comentou o destaque holandês.
O curioso é que Andries Noppert quase não esteve à disposição de Louis van Gaal. Há dois anos, quando estava sem clube, o goleiro foi aconselhado por seus familiares a desistir do futebol. Na época com 26 anos – hoje tem 28 -, ele ainda não havia se firmado em nenhum clube.
Revelado no próprio Heerenveen, onde está hoje, Andries Noppert foi pouco aproveitado em clubes modestos do futebol holandês – NAC Breda, Dordrecht e Go Ahead Eagles – e italiano – Foggia Calcio.
Com Noppert no gol, a Holanda volta a campo na sexta-feira (25), contra Equador, que também venceu na estreia, em confronto direto pela liderança do Grupo A. O adversário da terceira e última rodada é o Qatar, no dia 29 de novembro.