Governador diz que entregará a Lula proposta de investimento para Bahia e Nordeste – Correio Braziliense
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), desembarcou em Brasília nesta quinta-feira (26/1). Em entrevista a jornalistas no Palácio do Planalto, o dirigente baiano afirmou que entregará ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) dois documentos: uma carta com três proposições de investimentos para a região Nordeste e uma outra com a composição de três propostas individuais do estado — a ponte Salvador-Itaparica, a ferrovia Fiol e duplicação com a estrada Ilhéus-Itabuna.
“Na reunião de amanhã com Lula e os 27 governadores, a gente vai entregar um documento com dois conteúdos: um são três proposições de investimentos para região Nordeste e o outro é uma composição de três propostas de cada estado individual, particularizada de interesse da gente para entregar o lucro. A reunião é para isso.”
Saiba Mais
“Da Bahia, as propostas são a ponte Salvador-Itaparica, pegando um eixo que pega o continente, a ferrovia Fiol e estradas, duplicação com a estrada Ilhéus-Itabuna. E a do Nordeste, a gente vai discutir justamente à tarde, mas tem a possibilidade de ter a infraestrutura de transmissão para energia elétrica, produção de energia eólica, solar, rede de transmissão, água, transposição do rio São Francisco, cisternas e adução, e um terceiro ponto, que pode internet. E a fome, que é central”, relatou.
Lula se reunirá amanhã com os 27 governadores do país no Palácio do Planalto, mas há a previsão — no fim do dia de hoje — de uma reunião preparatória para o encontro de governadores com o presidente.
O governador citou ainda que se reunirá com o ministro da Casa Civil, Rui Costa, e com membros da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) para tratar sobre a morte de indígenas.
“Temos duas reuniões. Uma é com o ministro Rui, indo para a preparatória para a Justiça por conta das mortes dos dois indígenas que ocorreram no extremo-sul. Já estamos com um processo de encaminhamento das investigações. Viemos conversar aí com a com o ministro e com a Funai”, completou.
Ele comentou ainda sobre o incêndio que atingiu o Teatro Castro Alves, em Salvador, ontem à tarde. “O teatro nós estamos aguardando a perícia. O Rui e a Margareth Menezes (ministra da Cultura) ligaram ontem para se solidarizar. Estamos aguardando o relatório do Corpo de Bombeiros. Suspendemos, no mês de fevereiro, todas as agendas por questão de segurança”, concluiu.
Quer ficar por dentro sobre as principais notícias do Brasil e do mundo? Siga o Correio Braziliense nas redes sociais. Estamos no Twitter, no Facebook, no Instagram, no TikTok e no YouTube. Acompanhe!
Digite seu endereço de e-mail para acompanhar as notícias diárias do Correio Braziliense.