Governador suspeito de corrupção ‘assina’ decreto, mesmo afastado pelo STJ – Diário do Poder

0
69

A edição desta terça-feira (18) do Diário Oficial do Estado de Alagoas traz o nome de Paulo Suruagy do Amaral Dantas como autor de um decreto que remaneja R$ 9 milhões da Polícia Militar. O problema é que o crédito suplementar é assinado pelo emedebista alvo da Operação Edema, que foi afastado do cargo de governador-tampão de Alagoas, há uma semana, pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ), por suspeitas de corrupção com o desvio de R$ 54 milhões através de 93 servidores fantasmas da Assembleia Legislativa de Alagoas. O governo alega que houve um erro que será corrigido no Diário Oficial de amanhã (19).
Afastado desde o último dia 11 por decisão da ministra Laurita Vaz, confirmada na quinta-feira (13) pela Corte Especial do STJ, Paulo Dantas tenta se reeleger em 2º turno contra o senador Rodrigo Cunha (União Brasil), e teve seu nome publicado no Decreto nº 85.287, como se o documento tivesse sido assinado ontem (17) pelo governador afastado. O ex-gestor também está proibido de ingressar na sede do governo de Alagoas, inclusive em seu antigo gabinete, no Palácio República dos Palmares.
Na mesma edição do Diário Oficial, outros decretos aparecem como assinados pelo vice de Paulo Dantas, José Wanderley Neto, que assumiu o cargo após a decisão judicial afastar o governador-tampão que foi eleito em abril para substituir seu aliado Renan Filho (MDB), eleito senador no último dia 2 deste mês de outubro.

buildAds({
‘id’: ‘AD-51’,
‘size’: [1,1],
‘maps’: {
‘992’ : [1, 1],
‘768’ : [1, 1],
‘320’ : [1, 1],
‘0’ : [1, 1],
},
‘lazyload’: false,
‘refresh’: false,
})

O decreto com a indicação da assinatura do chefe do Executivo afastado está publicado na página 4. Mas não é o único indício de que a decisão do STJ não estaria sendo cumprida pelo governador afastado. Na página 3 da mesma edição de hoje, ainda consta o nome de Paulo Dantas como governador.

‘Erro de digitação’

O Diário do Poder buscou esclarecimentos junto à Secretaria de Comunicação do Governo de Alagoas, para saber se Paulo Dantas segue despachando e assinou o decreto. E também solicitou o decreto original, para verificar quem assina o decreto nº 85.287, também subscrito pelo secretário da Fazenda, George Santoro, e pela secretária do Planejamento, Gestão e Patrimônio, Renata dos Santos.
O secretário de Comunicação de Alagoas, jornalista Joaldo Cavalcante, deu o seguinte esclarecimento sobre o decreto: “O governador Paulo Dantas está afastado. Falei com a Secretaria do Gabinete Civil. Houve um erro de digitação. Veja que há outros decretos com assinatura do Wanderley [Neto, vice que assumiu o governo]. Essa incorreção será reparada já no Diário de amanhã, com o mesmo decreto saindo corretamente”, disse o secretário.

Perguntado se há documento original, do decreto, com assinatura física ou digital, o secretário garantiu que no decreto tem a assinatura do governador em exercício, José Wanderley Neto. “O que houve foi um erro na digitalização dos conteúdos a serem publicados”, garantiu.
Veja o decreto:

Diário Oficial publicou decreto do governador afastado de Alagoas

Diário Oficial publicou decreto do governador afastado de Alagoas
Paulo Dantas ainda é governador, no Diário Oficial:

No Diário Oficial de Alagoas, governador afastado ainda é tratado como titular do cargo

No Diário Oficial de Alagoas, governador afastado ainda é tratado como titular do cargo
Poder, política e bastidores, sem perder o bom humor. Desde 1998.

source

Leave a reply