Governo Bolsonaro edita MP para Caixa seguir na gestão de fundo do DPVAT por mais um ano – InfoMoney

0
92

Entrar
Governo Lula
PIX Internacional
Infotrade
O Destino dos FIIs
Aceleradora X
Seguro arca com indenizações às vítimas de acidentes de trânsito nas estradas do país
O governo de Jair Bolsonaro (PL) editou, nesta quinta-feira (22), uma medida provisória para que a Caixa Econômica Federal continue a administrar por mais um ano o fundo do DPVAT (Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres).
Em novembro, reportagem do InfoMoney adiantou que a medida provisória era estruturada para o banco estatal seguir à frente da gestão do seguro obrigatório contra acidentes — o que acontece desde 2021.
“A ideia é manter em 2023 do jeito que está, com a gestão da Caixa – tanto da regulação quanto da gestão do fundo que resta, mediante a edição de uma MP para permitir isso”, afirmou, na ocasião, Alexandre Camillo, atual superintendente da Susep. Para ele, a MP dará “conforto normativo e jurídico para todo mundo, e então vai caber à Susep cumprir com a fiscalização. Mas não seremos nós os signatários deste processo”.
O presidente Jair Bolsonaro (PL) suspendeu o pagamento anual do DPVAT no início do seu governo, após atrito com Luciano Bivar (União Brasil), que na época presidia o PSL (partido pelo qual Bolsonaro venceu as eleições de 2018). Bivar é sócio da Excelsior, seguradora que tinha 2% da Seguradora Líder (consórcio de empresas que administrava o DPVAT).
Sem novas contribuições, o fundo só tem dinheiro para pagar as indenizações por mais 1 ano — até 2023, afirmou Camillo.
O DPVAT é um seguro obrigatório, que era pago anualmente por todos os condutores e arcava com indenizações às vítimas de acidentes de trânsito (seja um pedestre atropelado ou um motorista ou passageiro envolvidos em uma colisão).
Para o seguro obrigatório contra acidentes de trânsito não parar de funcionar, o governo deu emergencialmente à Caixa o poder de gerir o fundo (e os pagamentos).

© 2000-2022 InfoMoney. Todos os direitos reservados.
O InfoMoney preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.
IMPORTANTE: O portal www.infomoney.com.br (o “Portal”) é de propriedade da Infostocks Informações e Sistemas Ltda. (CNPJ/MF nº 03.082.929/0001-03) (“Infostocks”), sociedade controlada, indiretamente, pela XP Controle Participações S/A (CNPJ/MF nº 09.163.677/0001-15), sociedade holding que controla as empresas do XP Inc. O XP Inc tem em sua composição empresas que exercem atividades de: corretoras de valoresmobiliários, banco, seguradora, corretora de seguros, análise de investimentos de valores mobiliários, gestoras de recursos de terceiros. Apesar de as Sociedades XP estarem sob controle comum, os executivos responsáveis pela Infostocks são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no Portal não são, sob qualquer aspecto, direcionadas e/ou influenciadas por relatórios de análise produzidos por áreas técnicas das empresas do XP Inc, nem por decisões comerciais e de negócio de tais sociedades, sendo produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções próprias da equipe interna da Infostocks.

source

Leave a reply