GOVERNO DA BAHIA: Resultados de ontem apontam 2º turno no estado – JC Online
Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político
Os resultados das eleições para o Governo da Bahia que aconteceram ontem (02/10) mostram que a disputa pelo executivo estadual será definida em um segundo turno
As eleições para o Governo da Bahia que aconteceram ontem (02/10) não definiram em primeiro turno quem comandará o estado pelos próximos 4 anos. A disputa será definida no segundo turno entre os candidatos ACM Neto (União Brasil) e Jerônimo Rodrigues (PT).
Veja o resultado completo do primeiro turno na Bahia
Outros candidatos não chegaram a atingir 1% no resultado divulgado ontem pelo TSE.
Antônio Carlos Magalhães Neto, mais conhecido como ACM Neto, 43 anos, é secretário-geral do União Brasil. É advogado, empresário e politico.
Foi secretário de Educação do Estado da Bahia de 1999 a 2002. Em 2003, assumiu o cargo de deputado federal, após ser o candidato ao cargo mais votado na Bahia.
Em 2005, foi admitido como Grande-Oficial especial na Ordem do Mérito Militar, pelo então presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Em 2006, reelegeu-se deputado.
Em 2008 concorreu ao cargo de prefeito em Salvador, mas não obteve votos suficientes. Em 2010, foi reeleito novamente como deputado federal.
Em 2012 foi eleito no segundo turno para comandar a prefeitura de Salvador, com 53% dos votos. Em 2016 foi reeleito prefeito.
Este ano, ACM Neto concorre ao cargo de governador da Bahia pelo União Brasil. Sua vice é a empresária Ana Coelho (Republicanos), de 40 anos.
Durante a campanha, optou por manter-se longe da polarização nacional e disse que está preparado para governar em parceria com qualquer candidato que ganhar as eleições presidenciais deste ano.
Foi questionado por outros candidatos ao governo da Bahia, como João Roma (PL) e Jerônimo Rodrigues (PT) por exemplo, por ter se declarado como pardo nas eleições de 2016.
Entre suas propostas está a implementação da educação em tempo integral e da tecnologia no setor. Na saúde, o candidato pretende transformar hospitais municipais em referência microrregionais, além de focar também na saúde domiciliar.
Jerônimo Rodrigues Souza é um político de 57 anos vinculado ao Partido dos Trabalhadores que nasceu na cidade de Aiquara (BA), na região da Chapada Diamantina. O candidato é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade Federal da Bahia (UFBA) e detém mestrado em Agronomia também pela UFBA.
Jerônimo foi professor de um colégio municipal em sua cidade-natal e é docente da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), em 2007 entrou para área da gestão pública como Assessor da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do estado. Essa é a primeira vez que o político concorre uma eleição.
O candidato do PT também já participou de diversas secretárias do executivo federal, iniciando como Secretário Executivo Adjunto do Ministério do Desenvolvimento Agrário em 2011.
Em 2014, após a vitória de Rui Costa (PT), Jerônimo participou da Secretaria de Desenvolvimento Rural da Bahia. Em 2018 foi coordenador da campanha de Rui para reeleição.
Sobre
Estudante de Jornalismo da UFPE, repórter-estagiária do Blog de Jamildo
Cargo:Estagiária
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]