Governo de Sergipe abre período de matrícula para as escolas de … – F5 News
O Governo de Sergipe, por meio da Secretaria de Estado do Esporte e Lazer, informa que as matrículas para as escolas de esportes da capital serão iniciadas na segunda-feira, 23. As escolas beneficiam, aproximadamente, um mil crianças, com idades entre 6 e 17 anos, com aulas de iniciação a esportes tradicionais, como futebol, futsal, jiu-jitsu, ginástica rítmica e tênis de mesa, além das modalidades de paradesporto, sempre sob a orientação de um profissional de Educação Física.
As escolas estão distribuídas em quatro núcleos, que integram o projeto ‘Centro de Aperfeiçoamento do Desporto Escolar’: Escola de Esportes Professor Gerivaldo Garcia, no bairro Santos Dumont; Professor Kardec, no Santa Maria; Centro Oseas de Miranda, na avenida Rio de Janeiro; e a Estação Cidadania, no Bugio. As matrículas seguem até o dia 8 de fevereiro e devem ser realizadas na própria escola.
A secretária de Estado do Esporte e Lazer, Mariana Dantas, ressalta a importância das escolas de esporte em Sergipe. “Eu costumo dizer que as escolas de esporte são a minha menina dos olhos. Tenho um carinho muito grande por esse projeto e desejo expandir para o interior do estado, porque sei da importância dele para as comunidades onde está inserido. Em muitos casos, as nossas escolas de esporte são a única oportunidade de conhecer algum esporte. Através dessas escolas nós incentivamos a prática esportiva na infância e na adolescência”, explica a secretária.
O técnico de paranatação do Centro Oseas Dias de Miranda, Ivan Secundo, confirma que as escolas de esporte oferecem mais qualidade de vida para os participantes. “O trabalho da escola de esportes contempla diversos benefícios para os participantes, como a inclusão, proporcionada pela oportunidade de praticar um esporte especializado e complexo; a terapia, pois o trabalho é desenvolvido para melhorar as condições emocionais, fisiológicas e comportamentais dos atletas; a oportunidade de participação em eventos, tanto locais, como regionais e nacionais; e a melhoria da qualidade de vida, proporcionada por diversos processos de reabilitação do corpo, da mente e do social”, disse o técnico.
As atividades esportivas são desenvolvidas no contraturno escolar. Além da boa infraestrutura das quadras esportivas, reformadas recentemente para auxiliar na profissionalização das atividades, os jovens contam com a orientação de professores especializados na área, para um bom monitoramento físico e acadêmico, além do acompanhamento social e do lanche diário.
Para realizar a matrícula, o jovem deve estar frequentando, preferencialmente, uma escola da rede pública e os pais ou responsáveis devem apresentar na própria escola um documento de identidade (RG, CPF), comprovante de residência, comprovante de matrícula em unidade de ensino regulamentar e uma fotografia 3×4. Para os paratletas, também é necessário apresentar um relatório médico que autoriza a prática esportiva, com o Código Internacional de Doenças (CID).