Governo lança campanha de proteção a crianças e adolescentes no Carnaval de 2025

O Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania (MDHC) lançou a campanha “Pule, Brinque e Cuide – Unidos pela proteção de crianças e adolescentes”, com o objetivo de reforçar a segurança dos menores durante o Carnaval de 2025.
A ministra da pasta, Macaé Evaristo, ressaltou que a festa deve ser um ambiente de alegria, convivência democrática e respeito aos direitos das crianças.
“A gente pula o Carnaval, mas defende e protege cada uma das nossas crianças”, afirmou. A principal preocupação da campanha é coibir casos de trabalho infantil e exploração sexual de crianças e adolescentes, incentivando foliões e trabalhadores a estarem atentos a possíveis situações de risco.
A ação orienta que qualquer pessoa que presencie violações de direitos deve denunciar imediatamente por meio do Disque 100, canal gratuito do MDHC que recebe denúncias de forma anônima. “Convidamos todos a serem nossos aliados nessa campanha, porque a vigilância precisa ser permanente e de toda a sociedade”, reforçou a ministra.
O Disque 100 opera 24 horas por dia, incluindo fins de semana e feriados, acionando a rede de proteção social sempre que necessário.