Governo Lula retira 18 indicações de Bolsonaro enviadas ao Congresso – Metrópoles
31/01/2023 8:00, atualizado 31/01/2023 11:47
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) enviou ao Congresso Nacional mensagem em que retira uma série de indicações do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a cargos na Administração Pública Federal — entre eles, na Defensoria Pública da União (DPU), em agências reguladoras e em postos diplomáticos no exterior.
A mensagem com os despachos saiu no Diário Oficial da União (DOU) desta terça-feira (31/1). No documento, Lula retira 18 indicações feitas pelo ex-presidente Bolsonaro, entre dezembro de 2021 e dezembro de 2022. O petista deve indicar novos nomes, que precisam passar pela aprovação do Senado Federal.
Entre eles, está o do defensor público-geral federal, Daniel de Macedo Alves Pereira, que não será reconduzido ao cargo. Também não assumirão os diretores indicados por ex-presidente às agências nacionais do Cinema (Ancine), à de Mineração (ANM), de Vigilância Sanitária (Anvisa) e de Saúde Suplementar (ANS).
Há ainda despachos específicos para representantes do Brasil em cargos diplomáticos, como os diplomatas que assumiriam as embaixadas da Argentina, dos Emirados Árabes Unidos, da França, da Grécia, da Itália, dos Países Baixos e da Turquia, além do representante brasileiro junto à Organização Mundial do Comércio (OMC) e a outras organizações econômicas, em Genebra.
Veja a lista de nomes retirados e os respectivos cargos aos quais foram indicados:
Despacho do presidente Lula by Ana Flávia Castro on Scribd
No primeiro mês de governo, Lula dispensou quase 100 militares de órgãos estratégicos da Presidência da República, como o Gabinete de Segurança Institucional (GSI) e o Palácio da Alvorada, residência oficial do presidente.
O ministro da Casa Civil da Presidência da República, Rui Costa, afirma que a troca de assessores comissionados da administração federal — conhecida como “desbolsonarização” — vai ocorrer em todos os ministérios, independentemente de terem quadros militares ou civis.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Com a chegada da senadora Eliziane Gama (MA) o partido de Gilberto Kassab será a maior bancada do Senado Federal
Justiça quer explicações da Seap sobre fuga dos presos que escaparam da penitenciária Lemos Brito com auxílio de uma corda feita com lençóis
Anvisa recebeu o pedido de registro da vacina da Pfizer na segunda (30/1). O uso é permitido de forma emergencial desde novembro de 2022
Em vídeo, Wallace afirmou que “jamais incitaria a violência em hipótese alguma contra qualquer pessoa”
Emissora da família Marinho teria fugido de patrocinador porque tinha conhecimento que o formato se trata de uma cópia
Todos os direitos reservados