Grade política assanha interesses partidário na montagem do governo – opiniaoce.com.br

0
42

Voltar ao topo
Não se chega ao poder fora da engrenagem partidária e dos apoios de puxadores de votos. A eleição de Elmano de Freitas foi toda montada em uma costura política que fez surgir uma aliança, com elos em todos os partidos, inclusive nos que tinham candidatos majoritários, como PDT, PSD e União Brasil. Os 54% dos votos válidos mostram que Elmano precisa seguir construindo alianças para governar.
Dificuldades? Sempre têm. Todos querem um pedaço de poder, um cargo importante, se possível uma secretaria com muitos recursos e influências ou uma empresa pública com atuação poderosa junto à população. O governador recebe o cardápio e faz as escolhas ou tem o seu próprio e joga na mesa para ouvir a crítica ou o aceite. O martelo do entendimento tem que bater para o Estado seguir em frente.
O futuro governador diz e repete, com frequência, que pretende alinhar sua grade de cargos ao governo Lula. O encaixe vai ocorrer com a Reforma Administrativa. Ele está certo. Os aliados terão que aguardar os movimentos de Brasília para poder fazer a pedida. Elmano quer seu governo alinhado com os ministérios de Lula. Esse item é inegociável.
Augusta Brito pode exercer função nas comissões técnicas mais importantes
A futura senadora Augusta Brito (PT) participou da reunião preparatória da assessoria parlamentar do Senado Federal. Conheceu o regimento, instalações e principais assessores para obter apoio no mandato. Ela sentará na cadeira que pertence a Tasso Jereissati e será vizinha dos senadores cearenses Cid Gomes e Eduardo Girão.
Izolda vai à posse de Lula
A governadora Izolda Cela passa a faixa às 9 horas do dia 1º de janeiro para Elmano de Freitas e vai à posse presidencial, em Brasília, como convidada de Lula. Ela aceitou o convite para assumir a Secretaria Nacional de Educação Básica.
André Figueiredo pode ser ministro
O presidente nacional do PDT, Carlos Lupi, é o primeiro nome do partido para assumir um ministério no governo Lula. Ele quer a Previdência Social. Deputados e senadores querem as Comunicações ou algo ligado aos trabalhadores. Se Lupi não topar ser ministro, a bancada do PDT pretende indicar André Figueiredo, que já disse não ter interesse, porque o “nome deve ser Carlos Lupi.”
Gardel Rolim reconstrói base de Sarto
O futuro presidente da CMFOR, Gardel Rolim, está atuando como bombeiro para reconstruir a ampla base do prefeito José Sarto. Ainda líder do governo está chamando os vereadores, um a um, para diagnosticar a irreverência. O projeto que isenta 70% da população do pagamento da taxa do lixo pode remover a lixeira de interesses de um grupo de vereadores que promovem chantagem nas votações polêmicas. A votação ocorre na primeira semana de janeiro.
Dados são referentes ao período entre 2 de janeiro e 17 de dezembro
A adição soma um total de 160 novos equipamentos recebidos neste fim de ano
Simone Tebet e Marina Silva já receberam o convite para assumir o Planejamento e o Meio Ambiente, respectivamente. Com isso, 14 ministérios ainda precisam ser definidos
Confiança do setor tem queda de 0,3 ponto
Camilo anunciou, nesta terça-feira (27), em Brasília, que a Secretária da Fazenda do Ceará irá comandar o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE)

source

Leave a reply