Grande avião de luxo com um ‘X’ na cauda pousa em solo brasileiro para servir à Formula 1 – AEROIN
O aeroporto internacional de São Paulo (Guarulhos) recebeu no final da madrugada destte domingo (13) um voo especial com o luxuoso Airbus A340-300 da empresa maltesa AirX Charter, que foi fretado para levar as equipes da Formula 1 até Abu Dhabi, nos Emirados Árabes, depois que acabar o GP de São Paulo. Esta informação já havia sido antecipada pelo AEROIN, com exclusividade, no final do mês passado.
A aeronave que aterrissou no Brasil tem matrícula 9H-BIG (msn 374), sendo um dos poucos aviões do modelo em configuração interna VIP, com apenas cem assentos de classe executiva e muito conforto – se fosse numa empresa aérea tradicional, um Airbus do mesmo modelo poderia levar cerca de 300 pessoas.
A plataforma de rastreamento de voos Radarbox registrou a chegada da aeronave, proveniente de Chicago (EUA), com número de voo AXY-652. A decolagem rumo a Abu Dhabi está marcada para 3h da madrugada do dia 14 de novembro, em voo direto.
Mais do A340 de luxo
O avião escolhido pelo grupo parece ser mesmo o ideal. Com uma capacidade máxima de 100 assentos reclináveis, espaço extra para as pernas, grande espaço de carga e um alcance global para transportar grandes grupos de uma só vez em todo o mundo.
Possui banheiros totalmente fechados na frente, no meio e na traseira, além de um espaço social com configuração flexível. O jato pode voar até 15 horas ininterruptas, suficiente para uma viagem direta até Abu Dhabi.
Sua operadora é a AirX, que começou a voar em 2011 e cresceu com um modelo de negócios focado em fretamentos. A frota atual tem 14 aeronaves de vários tamanhos, de Embraer ERJ-145 ao A340, passando por E190 e Boeing 737.