Günther fecha pré-temporada da Fórmula E com liderança e recorde da pista em Valência – Grande Prêmio
A pré-temporada da Fórmula E se encerrou nesta sexta-feira (16), em Valência, e após Jean-Èric Vergne terminar na liderança da tabela de tempos na sessão da manhã, Maximilian Günther restaurou a normalidade dos últimos dias e devolveu a Maserati ao topo com o tempo mais rápido da Era Gen3 até aqui: 1min25s127, volta mais veloz já registrada pela categoria no Circuito Ricardo Tormo. Atual campeão, Stoffel Vandoorne finalizou em segundo, com Oliver Rowland fechando o top-3.
A última sessão da pré-temporada em Valência tinha duração prevista de três horas, e contou com um número menor de paralisações do que as outras atividades. Sam Bird pulou para o topo da tabela nos primeiros dez minutos, seguido de perto por Dan Ticktum, até que Jake Hughes conseguiu anotar 1min26s508 para tomar a ponta.
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
A liderança passou a se alternar a partir de então, conforme a situação do asfalto melhorava, e Oliver Rowland foi o primeiro a baixar da casa de 1min25s. Com quase uma hora de sessão concluída, René Rast superou o inglês por apenas 0s1 e assumiu a liderança, em momento no qual cinco times ocupavam as cinco primeiras posições: McLaren, Mahindra, Jaguar, Envision e Abt.
A disputa pelo tempo mais rápido passou a ficar competitiva, com Hughes superando Rast logo em seguida, mas apenas por alguns segundos — Rowland completou seu giro apenas 0s017 à frente do britânico, o suficiente para tomar a liderança novamente. Stoffel Vandoorne ainda superou o piloto da Mahindra, mas Günther foi à pista e mostrou o motivo de ter dominado a pré-temporada até aqui: foi 0s109 mais rápido do que o campeão e tomou o primeiro lugar.
Assim como na sessão da manhã, dois carros ficaram de fora dos testes: Sérgio Sette Câmara mais uma vez ficou na garagem o tempo inteiro e não somou quilometragem no último dia, enquanto Sébastien Buemi não conseguiu ir à pista com a Envision — que já tinha sofrido com problemas no carro de Nick Cassidy.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
No fim, o que mais chamou atenção na atividade foi o equilíbrio: apenas 0s947 separaram a liderança do 15º lugar, ocupado por Mitch Evans. Com a conclusão da sessão, o top-10 terminou com Günther, Vandoorne, Rowland, Hughes, Bird, Norman Nato, Vergne, Rast, Robin Frijns e Edoardo Mortara.
Com a pré-temporada da Fórmula E devidamente encerrada, equipes e pilotos levam as lições aprendidas para a primeira etapa da temporada 2022/23. No dia 14 de janeiro, a categoria realiza sua abertura oficial com o eP da Cidade do México, disputado no Autódromo Hermanos Rodríguez.