Gusttavo Lima pode receber honraria em Salvador; saiba mais

Mesmo sem relação direta com a capital baiana, o cantor Gusttavo Lima pode ser homenageado pela Câmara Municipal de Salvador (CMS) com a Medalha Thomé de Souza. O projeto de resolução para a concessão da honraria foi protocolado nesta quinta-feira (13) pela vereadora Roberta Caíres (PDT).
Na justificativa da proposta, a parlamentar destacou a trajetória do sertanejo, conhecido por sucessos como “60 Segundos”, “Apelido Carinhoso” e “Fui Fiel”. O texto também menciona o título de “Embaixador”, que o artista recebeu ao ser eleito representante da Festa de Peão de Barretos, um dos principais eventos do gênero no país.
O documento, no entanto, não estabelece qualquer ligação entre o cantor, natural de Minas Gerais, e a capital baiana, descrevendo-o apenas como uma “personalidade ímpar da história da cultura contemporânea brasileira”.
Candidatura à Presidência
Além da homenagem, a imagem de Gusttavo Lima vem tendo alta repercussão após mencionar a vontade de ser candidato à Presidência da República em 2026.
O cantor sertanejo, inclusive, já recebeu convites para se filiar ao PRTB, PRD e Avante, partidos que desejam lançá-lo na disputa pelo Palácio do Planalto. Outras siglas, como PP e União Brasil, demonstraram interesse em sua candidatura ao Senado Federal.
Medalha Thomé de Souza
Criada pela Resolução nº 334/73, de autoria do vereador Everton Valadares, a Medalha Thomé de Souza deve ser concedida a pessoas que tenham prestado relevantes serviços ao município de Salvador.
A proposta de Roberta Caíres ainda será analisada pelas comissões temáticas da Câmara antes de seguir para votação no plenário.