História de BANDEIRA PRETA HASTEADA por BOLSONARO NA ALVORADA é nova FAKE NEWS; entenda – JC Online

0
88

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político
Nova fake news fala que Bolsonaro mandou hastear uma bandeira preta que significaria guerra no Palácio da Alvorada. História fala que suposta ação do presidente declararia golpe de Estado. Veja porque informação é falsa e confira o que declaram mentiras
E mais uma fake news sobre suposto golpe de Estado realizado pelo presidente Jair Bolsonaro (PL) começa a circular nas redes sociais. Confira história falsa sobre uma bandeira preta de guerra supostamente estar hasteada no Palácio do Alvorada. 
Segundo as mensagens que circulam nas redes sociais, o presidente Bolsonaro havia “se cansado de tudo” e colocado uma bandeira preta hasteada no Palácio do Alvorada, residência oficial do líder do Executivo. A fake news também afirma que a bandeira preta significaria uma declaração de guerra.
A última história falsa sobre Bolsonaro ter declarado “intervenção militar” traz um vídeo que diz que o presidente Bolsonaro havia mandado retirar a bandeira do Brasil em frente à Alvorada para colocar no lugar uma bandeira preta. 
Segundo algumas versões da fake news sobre a suposta bandeira preta de guerra, agora o poder está nas mãos das Forças Armadas e que o país estaria em guerra. Algumas até falam sobre os militares terem condecorado Bolsonaro, fake news semelhante com o que já era divulgado nas últimas semanas. 
A primeira indicação de que a informação é falsa são as fontes das mensagens. Com conteúdos vagos, alarmistas e com erros de português, além de que não há nenhuma indicação de que as declarações feitas são verdadeiras. 
O site boatos.org realizou a checagem sobre os materiais e identificou que não existe nenhuma regra sobre hasteamento de bandeira diferenciado para caso de guerra no Brasil, que nem possui nada sobre bandeira preta. 
O tal vídeo usado como argumento está relacionado com uma live de um apoiador de Jair Bolsonaro no dia 19 de dezembro, data que era esperado que Bolsonaro fosse decretar uma intervenção militar. O que também não ocorreu. 
O vídeo sobre a suposta bandeira preta é na verdade um trecho da cerimônia de arriamento da bandeira do Brasil, que ocorre todo dia às 18 horas. A tal bandeira preta é na verdade a bandeira-insígnia da Presidência que é verde, sendo baixada. No meio é até possível perceber o brasão da República. Ela comumente é arriada primeiro que a tradicional do Brasil.

Apenas o ângulo do vídeo está atrás da luz o que deixa as cores mais escuras. Nada além disso ocorre. O objetivo dessa fake news é apenas incitar um golpe de estado que não ocorre realmente. 

Sobre
Estudante de Jornalismo da UFPE, repórter-estagiária do Blog de Jamildo
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]

source

Leave a reply