Honda confirma à FIA interesse em voltar à Fórmula 1 em 2026 – diariOnline Regiao Sul

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A notícia avançada pela Motorsport.Com, diz-nos que a Honda volta a permitir aumentar as especulações sobre um regresso oficial à Fórmula 1 em 2026, tendo revelado nesta segunda-feira (12) que registou junto da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) o seu interesse em tornar-se uma fornecedora de motores sob o regulamento de 2026.
Refira-se que a montadora saiu do desporto no final da temporada 2021, deixando claro que o seu foco seria expandir os seus negócios na área da eletrificação, o que não justificaria a permanência na F1. Mas, ao ceder a propriedade intelectual das suas unidades de potência para a Red Bull até 2025, a marca japonesa manteve-se próxima.
Desde então, o sucesso da Red Bull só aumentou, com Max Verstappen a conquistar o bicampeonato. E isso fez com que a Honda retomasse a sua presença no desporto este ano, com a logotipo da marca novamente a figurar nos carros da equipa austríaca e da AlphaTauri desde o GP do Japão.
Segundo a Motorsport.Com, após o fim do acordo, a Red Bull planeia dar sequência ao seu projeto “Red Bull Powertrains“, produzindo o seu próprio motor. Mas as conversas acerca da Honda poder voltar à F1 começaram a avançar após as negociações da equipa com a Porsche irem por água abaixo.
Imediatamente surgiram notícias de que a Red Bull terá dito que estava aberta a uma parceria com a Honda, especialmente para o desenvolvimento dos componentes elétricos do motor. A ideia agora parece avançar, com o chefe do setor de automobilismo da Honda revelar nesta segunda-feira que a montadora formalmente registou o seu interesse em ser fornecedora de motores novamente.
A FIA pediu às montadoras interessadas em fazer parte do círculo F1 em 2026 que notifiquem a federação até o meio de novembro. Yasuharu Watanabe, presidente da Honda Racing, confirmou que a Honda fez isso, mas deixou claro que não se trata de uma garantia do retorno da marca.
Como HRC, registamo-nos como fornecedora de motores para 2026“, disse Watanabe durante a apresentação do Plano de Atividades da Honda Motor Sports para 2023. “O regulamento da F1 para 2026 e seguintes tenporadas, está a mover-se na direção da neutralização das emissões de carbono“.
Além disso, o fato deles estarem a promover a eletrificação, a neutralização das emissões de carbono e a eletrificação que a Honda está a promover é a mesma. Os nossos objetivos são iguais. Como uma empresa de competição, registamo-nos para avançar nas pesquisas em corridas“.
E adiantou: “Há também a questão do prazo de 15 de novembro. Nós registámo-nos como montadora para darmos os próximos passos“.
A decisão da Honda faz com que a marca tenha uma janela de oportunidade para avaliar se formaliza o retorno em 2026, o que pode acontecer num projeto a solo ou em parceria com a Red Bull.
Caso não tivesse feito inscrição dentro do prazo definido, em novembro, teria sido complicado retornar em 2026 de forma tardia, já que não poderia estar envolvida em nenhuma discussão formal que acontece no momento entre a FIA e as montadoras.
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