Horário de Verão vai voltar no Governo Lula? – Jornal Contábil

0
124

Em 5 de abril de 2019, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que não haveria horário de verão em 2019. A alegação na época era de que o brasileiro havia mudado seus hábitos no consumo de energia
O presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vai assumir no domingo (1º) seu terceiro mandato à frente do país. E muitos brasileiros já estão curiosos para saber se Lula vai trazer de volta o Horário de Verão.
Em 5 de abril de 2019, o presidente Jair Bolsonaro anunciou que não haveria horário de verão em 2019. A alegação na época era de que o brasileiro havia mudado seus hábitos no consumo de energia, por isso, ele tomou essa decisão. Também uma pesquisa realizada pelo Ministério das Minas e Energia revelou que 53% dos brasileiros são favoráveis ao fim do horário de verão.
Agora, aqueles que gostam do horário de verão estão torcendo para que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT), implemente novamente a medida no ano que vem.
Leia Também: O que é necessário, quais as regras e vantagens em ser um MEI?
E os amantes do horário de verão ficaram animados quando, logo após os resultados das eleições, no início de novembro, Lula fez uma enquete no Twitter, para saber a opinião de seus seguidores a respeito do tema. Para a surpresa dele, a enquete recebeu aproximadamente 2,3 milhões de votos. Sendo que mais de 66% foram favoráveis ao retorno da medida.
Mas depois disso não houve nenhuma menção por parte do novo governo em relação a volta do horário de verão em 2023.
Os estados que adotaram a medida, até 2018, foram: São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Distrito Federal.
Leia Também: STF valida duas aposentadorias em cargos acumuláveis. Confira!
O horário de verão no Brasil foi adotado pela primeira vez em 1º de outubro de 1931, através do Decreto 20.466, abrangendo todo o território nacional. O presidente na época era Getúlio Vargas. A medida foi criada para economizar energia elétrica usando luz artificial.
A medida foi adotada em alguns anos, mas sem regularidade. Mas no ano de 1985, quando o país passou por um período de seca histórica, o que levou o presidente José Sarney a recorrer ao horário de verão, que passou a ser adotado até o ano de 2019.
O ajuste dos relógios acontecia do terceiro domingo de outubro até o terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Desta forma, à meia-noite, os brasileiros adiantam os relógios em 1 hora.
Já no mês de fevereiro, os cidadãos eram convocados a atrasarem os seus relógios em 1 hora.

source

Leave a reply