Horner exalta “maestro da orquestra” Newey na Red Bull: “Ele vive na Matrix” – Grande Prêmio

0
68

O engenheiro Adrian Newey teve um impacto inegável em todas as equipes que passou. Chamado por muitos de o “mago da aerodinâmica”, ele está com a Red Bull desde 2006 e teve papel importante na conquista dos cinco Mundiais de Construtores da equipe. Chefe de equipe, Christian Horner relembrou a admiração que tinha pelo projetista desde o início e enalteceu os feitos do britânico para o sucesso do time taurino.
Newey já tinha passado vencedor antes de chegar na Red Bull, com participações importantes nos projetos de Williams e McLaren na década de 1990. Quando Dietrich Mateschitz adquiriu a Jaguar ao fim de 2004, transformando em Red Bull, precisava de bons e novos rostos para serem incorporados. O então jovem Horner virou chefe de equipe, e tinha um nome em mente para agregar ao time.
“O que faltava era uma direção técnica clara. Eu sempre fui um fã de Adrian e seus carros desde os tempos de Leyton House no final dos anos 1980. Adrian foi o melhor que já existiu na Fórmula 1. Era uma questão de como poderíamos atrair Adrian para se juntar à Red Bull”, declarou.
▶️ Inscreva-se nos dois canais do GRANDE PRÊMIO no YouTube: GP | GP2
▶️ Conheça o canal do GRANDE PRÊMIO na Twitch clicando aqui!
O trabalho do projetista de 63 anos foi notável principalmente na época do tetracampeonato consecutivo de Sebastian Vettel, e agora com o bicampeonato de Max Verstappen. Mesmo com o passar dos anos, Horner aponta que o projetista continua em alto nível.
“Ele vive na matrix. Ele tem sido o maestro da orquestra técnica por todos esses anos. Ele ainda é muito prático”, citou. Horner inclusive brinca que “ele é o único cara que pode ver o ar”.
A genialidade de Newey será posta à prova mais uma vez em 2023. A Red Bull tem o desafio de projetar o próximo carro com 10% a menos do tempo de testes do túnel de vento, devido à exceder o teto de gastos na temporada 2021. Em 2022, o time não apenas levou o título de pilotos com Max Verstappen, mas também o de Construtores, algo que não acontecia desde 2013.

source

Leave a reply