Ibovespa amplia ganhos com cena política no radar – Bloomberg Línea Brasil

0
75

Supremo Tribunal Federal decidiu nesta segunda que as emendas do relator, conhecidas como orçamento secreto, são inconstitucionais
TradersInvestidores monitoram sinalizações positivas de Pequim(
Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) avança nesta segunda-feira (19), seguindo a melhora de humor no exterior, com as bolsas impulsionadas pela esperança de que os bancos centrais vençam a batalha contra a inflação e pela promessa dos líderes chineses de incentivar o crescimento econômico no próximo ano. O avanço da sessão no Supremo Tribunal Federal sobre o orçamento secreto ajudou no clima.
Na bolsa brasileira, as ações de siderurgia e mineração recuavam em meio à queda do minério de ferro no mercado internacional. Os papéis da Vale (VALE3) caíam. Avanços de Itaú (ITUB4) e Petrobras (PETR4) ajudavam o Ibovespa.
Gestores revisam projeções para o Ibovespa diante de aumento de riscos fiscais
Por aqui, o destaque fica para a política, em especial as decisões do Supremo Tribunal Federal (STF), que declarou inconstitucional as emendas de relator, conhecidas como orçamento secreto. A votação foi apertada, com seis votos favoráveis e cinco contra. Já a PEC da Transição deverá ser votada na Câmara dos Deputados na terça-feira (20).
Na noite de ontem (18), o ministro do STF Gilmar Mendes autorizou a retirada total do Bolsa Família do teto de gastos, via crédito extraordinário, na peça orçamentária de 2023. O valor previsto extra-teto fica em R$ 80 bilhões, considerando apenas o Bolsa Família de R$ 600.
Na agenda do dia, o relatório Focus, do Banco Central, mostrou que os juros deverão ficar altos por mais tempo. Os economistas consultados pela autoridade monetária elevaram as projeções para a taxa Selic em 2024, de 8,50% para 9,00% ao ano. Para 2023, foi mantida a estimativa de juros a 11,75% ao fim do ano.
Destaque ainda para o corte nas expectativas para a inflação este ano, de 5,79% para alta esperada de 5,76%. Já para o próximo ano, as projeções para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) foram elevadas de 5,08% para alta de 5,17%.
No exterior, os principais líderes da China prometeram impulsionar a economia no próximo ano, revivendo o consumo e apoiando o setor privado, uma mudança marcante em relação aos últimos anos. Enquanto as notícias de um aumento no número de casos de covid na China limitaram os ganhos do mercado asiático, a promessa de Pequim elevou os preços de energia e metais, com esses setores liderando os ganhos no índice Stoxx 600, da Europa.
Confira o desempenho dos mercados nesta segunda-feira (19):
— Atualização às 12h40
— Com informações da Bloomberg News
Leia também:
No Madero, a ordem agora é cautela diante da dívida e das incertezas, diz Durski
Turbulência cria oportunidades para fundos quantitativos em Wall Street
Redatora na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.
© Copyright, Bloomberg Línea | Falic Media
© Copyright, Bloomberg Línea | Falic Media

source

Leave a reply