Ibovespa Futuro sobe com investidores de olho na política doméstica, em dia de liquidez reduzida – InfoMoney

0
43

Entrar
Posse de Lula
Novo Marco Cambial
Mega da Virada
Infotrade
MBA Criptofinanças
As Gigantes da Bolsa
Consumo e inflação nos EUA e Dados de Covid na China são destaques nessa segunda
O Ibovespa Futuro opera em alta nos primeiros negócios desta segunda-feira (26), em dia de pouca liquidez, com as bolsas dos Estados Unidos e da Europa fechadas pelo feriado de Natal.
No cenário local, as atenções devem seguir nas decisões e novas medidas do governo de Transição. O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva deve anunciar no início desta semana os últimos nomes que irão compor os ministérios do novo governo.
Ibovespa hoje: o movimento do mercado ao vivo nesta segunda-feira
No front econômico, analistas do mercado financeiro voltaram a reduzir a expectativa para a inflação deste ano, mas elevaram a de 2023 e de 2024, segundo estimativas divulgadas do Boletim Focus, do Banco Central.
A projeção para o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) caiu de 5,76% para 5,64% em 2022 e subiu de 5,17% para 5,23% em 2023 e de 3,50% para 3,60% em 2024.
O mercado também reduziu a previsão de crescimento da economia brasileira de 3,05% para 3,04% neste ano e manteve a de 2023 em 0,79%.
Para Selic, a expectativa subiu de 11,75% para 12% em 2023 e manteve em 9% para 2024.

Às 9h16 (horário de Brasília), o contrato do Ibovespa futuro para fevereiro tinha alta de 0,26%, aos 111.650 pontos.
Ainda no radar dos investidores, a prisão de um homem suspeito de ter tentado explodir um caminhão de gasolina em Brasília aumenta o clima de tensão para a posse de Lula no próximo domingo. A programação será reavaliada após a ameaça de atentado.
De acordo com a investigação da Polícia Civil, o principal suspeito de fabricar o dispositivo, o paraense George Washington de Oliveira Sousa, de 54 anos, admitiu ser apoiador do presidente Jair Bolsonaro e pretendia causar “tumulto” para chamar atenção para sua causa. A participação de outras pessoas está sob investigação, mas a polícia acredita que ele não agiu sozinho.
No câmbio, o dólar comercial operava com alta de 0,24%, cotado a R$ 5,177 na compra e 5,179 na venda. Já o dólar futuro para janeiro tinha alta de 0,14%, a R$ 5,187.
No mercado de juros, os contratos futuros sobem após terem fechado a semana passada em queda por toda a extensão da curva. O DIF24 (janeiro para 2024) opera em alta 0,07 pp, a 13,53%; DIF25, +0,09 pp, a 12,87%; DIF27, +0,11 pp, a 12,89%; e DIF29, +0,10 pp, a 12,90%.
Os mercados asiáticos fecharam com alta em sua maioria, com os mercados dos Estados Unidos e da Europa fechados em função do feriado de Natal.

Na frente econômica, investidores da região aguardam pela divulgação da taxa de desemprego e vendas no varejo do Japão.
Na China, a Comissão Nacional de Saúde do país, que tem status de ministério, não publicará mais os números diários de casos e mortes por covid, como acontecia desde o início de 2020.
A instituição não apresentou uma justificativa para a medida, mas os dados já não refletiam o crescimento no número de contágios sem precedentes que afeta a segunda maior economia do mundo desde 7 de dezembro, data em que o governo flexibilizou as rígidas medidas de política de covid zero.
Os preços do minério de ferro na China sobem nesta segunda-feira, ainda repercutindo a flexibilização da política de covid zero no país, que começa a registrar o aumento do tráfego de pessoas nas ruas.
Durante a hora do rush da manhã de segunda-feira, o tráfego em Pequim subiu cerca de 90% em relação à semana anterior, de acordo com dados da Baidu.
© 2000-2022 InfoMoney. Todos os direitos reservados.
O InfoMoney preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe, ressaltando, no entanto, que não faz qualquer tipo de recomendação de investimento, não se responsabilizando por perdas, danos (diretos, indiretos e incidentais), custos e lucros cessantes.
IMPORTANTE: O portal www.infomoney.com.br (o “Portal”) é de propriedade da Infostocks Informações e Sistemas Ltda. (CNPJ/MF nº 03.082.929/0001-03) (“Infostocks”), sociedade controlada, indiretamente, pela XP Controle Participações S/A (CNPJ/MF nº 09.163.677/0001-15), sociedade holding que controla as empresas do XP Inc. O XP Inc tem em sua composição empresas que exercem atividades de: corretoras de valoresmobiliários, banco, seguradora, corretora de seguros, análise de investimentos de valores mobiliários, gestoras de recursos de terceiros. Apesar de as Sociedades XP estarem sob controle comum, os executivos responsáveis pela Infostocks são totalmente independentes e as notícias, matérias e opiniões veiculadas no Portal não são, sob qualquer aspecto, direcionadas e/ou influenciadas por relatórios de análise produzidos por áreas técnicas das empresas do XP Inc, nem por decisões comerciais e de negócio de tais sociedades, sendo produzidos de acordo com o juízo de valor e as convicções próprias da equipe interna da Infostocks.

source

Leave a reply