Ibovespa oscila com política no radar em sessão de perdas em Wall Street – Bloomberg Línea Brasil

0
55

Quedas dos principais índices americanos também pesam no humor da sessão no início da tarde desta quinta; Nasdaq cai mais de 2%
Investidores monitoram dados da economia dos EUA:Última revisão do PIB do terceiro trimestre e dados dos pedidos de auxílio-desemprego estão no radar(Bloomberg/Michael Nagle)
Bloomberg Línea — O Ibovespa (IBOV) chegou a cair 0,20% no início da tarde quinta-feira (22), com os investidores digerindo os anúncios de 16 ministérios para o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT). As quedas dos principais índices americanos também pesam no humor, com os mercados externos repercutindo o avanço da covid-19 na China e dados da economia dos Estados Unidos.
Alckmin será ministro de Indústria e Comércio. Veja outros 15 anunciados
Por volta das 12h05 (horário de Brasília), o principal índice de renda variável da bolsa brasileira subia 0,10%, aos 107.537 pontos, enquanto o dólar era negociado a R$ 5,17.
Ao todo, o novo governo terá 37 ministérios. Lula anunciou hoje (22) os nomes de 16 novos ministros de seu governo. Entre eles estão o vice-presidente, Geraldo Alckmin, para a pasta da Indústria e Comércio, de Alexandre Padilha para a Secretaria de Relações Institucionais, e de Márcio França para o Ministério de Portos e Aeroportos.
No exterior, os índices futuros dos Estados Unidos recuam nesta manhã após dois pregões consecutivos de alta, quando dados fortes da confiança do consumidor e resultados corporativos acima do esperado animaram os investidores.
Wall Street tem ‘sell-off’ após dados sugerirem economia mais forte nos EUA
Por lá, as atenções recaem hoje sobre a última revisão do Produto Interno Bruto (PIB) do terceiro trimestre, bem como sobre dados dos pedidos de auxílio-desemprego, com traders tentando avaliar se a maior economia do mundo pode contornar os piores cenários de recessão.
O PIB dos EUA cresceu a uma taxa anual de 3,2% no terceiro trimestre, de acordo com a terceira e última estimativa divulgada pelo Bureau of Economic Analysis. O dado veio acima do esperado pelo mercado e da estimativa anterior, de 2,9%.
Já os pedidos de auxílio-desemprego cresceram em 2 mil, para 216 mil pedidos na semana encerrada em 17 de dezembro, abaixo dos 222 mil estimados por economistas consultados pela Bloomberg News. Os dados, que permancem perto de um nível historicamente baixo, ressaltam a relutância das empresas em demitir trabalhadores em um mercado de trabalho restrito.
Na China, a notícia de que o governo deverá encurtar o período de quarentena para viajantes estrangeiros que chegam contribui para um bom humor na região. Embora uma onda de infecções por covid em Xangai e Pequim tenha alimentado preocupações com o crescimento econômico, uma nova série de comentários de reguladores chineses indicou apoio para a economia e para incorporadores imobiliários.
Enquanto isso, crescem os temores de que os investidores japoneses possam ser persuadidos a trazer para casa alguns dos trilhões de dólares que estocaram em ações e títulos estrangeiros, à medida que o iene e os rendimentos dos títulos locais aumentam após o pivô hawkish (isto é, favorável a juros mais altos) desta semana do Banco do Japão.
Isso poderia aumentar ainda mais os custos globais de empréstimos e prejudicar o já esfriado crescimento econômico, com os títulos da zona do euro vistos como especialmente vulneráveis.
Confira o desempenho dos mercados nesta quinta-feira (22):
–Atualização às 11h35 (horário de Brasília)
— Com informações da Bloomberg News
Leia também
Onde investir em 2023: gestores apontam as melhores oportunidades de ganhos
Arminio não se arrepende de voto em Lula, mas alerta para ‘velhas ideias’
Redatora na Bloomberg Línea. Jornalista brasileira formada pela Faculdade Cásper Líbero, especializada em investimentos e finanças pessoais e com passagem pela redação do InfoMoney.
© Copyright, Bloomberg Línea | Falic Media
© Copyright, Bloomberg Línea | Falic Media

source

Leave a reply