Instituto de Cegos da Bahia promove atividades interativas no Salvador Shopping – Jornal Correio

0
72

Na data em que é celebrado o Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual e da protetora dos olhos, Santa Luzia, o Instituto de Cegos da Bahia (ICB) levou para o Salvador Shopping, nesta terça-feira (13), dinâmicas e atividades interativas que são realizadas na instituição. O objetivo é arrecadar doações para a construção do novo Centro Médico Oftalmológico e reforma da sede, que fica em Salvador. Pedro Maron, de 11 anos, que mora em Brasília e fez o álbum de figurinhas da Copa de 2022 em braille, estava no local para divulgação da campanha do ICB. 
A ação, que começou nesta terça e segue até o próximo domingo (18), faz parte da campanha de doações para ampliação da capacidade de atendimento da instituição, localizada no bairro do Barbalho, e incentiva que pessoas físicas e jurídicas, associações e entes públicos contribuam com a campanha. O Dia Nacional da Pessoa com Deficiência Visual, criado em 1961, tem o intuito de mostrar à sociedade quais os maiores desafios enfrentados por esse público no dia a dia, que vão desde a acessibilidade à comunicação. 
As dinâmicas acontecerão a partir das 14h em frente ao stand montado pelo ICB no piso L1 do Salvador Shopping, próximo à loja Camicado. A novidade fica por conta dos azulejos decorativos, com duas versões de estampas, por R$ 25,00 a unidade, se tornando uma excelente opção para quem gostaria de aproveitar o fim de ano e presentear alguém, além de colaborar com a expansão dos serviços do ICB.
A presidente do ICB, Heliana Diniz, explicou que o ICB é a única instituição da Bahia a oferecer prevenção, diagnóstico da cegueira e baixa visão e habilitação, reabilitação e inclusão social de pessoas com deficiência visual que, se não tiverem um diagnóstico precoce, ou não forem reabilitadas a tempo, podem perder a visão. “Com mais essa ação, nossa expectativa é arrecadar recursos suficientes para a obra de construção do novo Centro Médico Oftalmológico, aumentando nossa capacidade de atendimento”, pontuou. 
Nos próximos dias, os times de goalball e de futebol de cegos do Instituto vão fazer parte da programação da campanha. Eles vão ensinar aos visitantes quais são as regras de ambas as modalidades, além de praticar com eles também. O time de Futebol de 5 do ICB é um dos melhores do Brasil: é heptacampeão brasileiro, heptacampeão Regional Nordeste e Tricampeã Mundial Inter Clubes na modalidade esportiva. Estarão presentes alguns dos medalhistas das Paralimpíadas Escolares, além também da atual campeã regional nordeste em goalball feminino.
“Estamos com essa parceria com o Shopping Salvador para trazer as atividades que fazemos no instituto para que as pessoas possam conhecer mais o trabalho desenvolvido lá. Esse stand, com apoio de voluntários, funciona como uma forma de divulgar  nossa campanha de ampliação”, destacou a assessora de marketing do ICB, Consuelo Alban. 
Nesta terça, a ação contou, além da presença de Pedro Maron, com a apresentação do grupo musical do Instituto de Cegos da Bahia. “Peu Maron é um menino cego que foi o maior fomentador para que a empresa editora do álbum da Copa fizesse esse álbum em braile, e nós temos alguns exemplares na nossa sede”, informou Consuelo. 
Além disso, o espaço contou com outras atividades com a máquina braille e professoras do instituto, quando as pessoas puderam passar pela experiência de conseguir jogar xadrez acessível e adaptado, por exemplo. 
“Eu estou passeando por Salvador e é muito interessante o instituto. A gente deveria contribuir mais para as instituições cegas e o Instituto de Cegos da Bahia ajuda muitas pessoas. Eu adaptei o álbum da Copa para o braille e agora, depois que o Brasil perdeu, estou torcendo para o Marrocos. É o primeiro time do continente africando que vai para uma semifinal”, disse Pedro Maron.  
Quem também estava no local foi José Leandro, 12, que é atendido pelo Instituto de Cegos da Bahia desde quando era um bebê. “Estar aqui está sendo uma experiência maravilhosa, um dia lindo e muito especial para mim, um dos dias mais felizes da minha vida. Eu amo o instituto, tenho vários colegas, amigos e professores maravilhosos”, disse o menino.
***
Em tempos de desinformação, o CORREIO continua produzindo diariamente informações nas quais você pode confiar. E para isso precisamos de uma equipe de colaboradores e jornalistas apurando os fatos e se dedicando a entregar conteúdo de qualidade e feito na Bahia. Já pensou que você além de se manter informado com conteúdo confiável, ainda pode apoiar o que é produzido pelo jornalismo profissional baiano? E melhor, custa muito pouco. Assine o jornal.

Empreendimento deve gerar 300 empregos diretos
Empreendimento deve gerar 300 empregos d…
Drogas, arma e dinheiro foram apreendidos
Drogas, arma e dinheiro foram apreendido…
Ele foi vereador de Juazeiro por três vezes
Ele foi vereador de Juazeiro por três ve…
Bandidos usaram arma falsa para ameaçar as vítimas
Bandidos usaram arma falsa para ameaçar …
Agenda Bahia

Casacor

Simulados e vídeo aula …

Destinos

Eu, Corredor

source

Leave a reply