Instituto que publicou primeira pesquisa de Socorro havia … – NE Notícias
Repercussão
Repercussão
Credibilidade
AJU Política
O Instituto França de Pesquisa (IFP) realizou seu primeiro levantamento de intenções de votos para a prefeitura de Nossa Senhora do Socorro, nas eleições de 2024. No estudo, Dr. Samuel Carvalho (Cidadania), reeleito deputado estadual, aparece liderando em todos os cenários.
O que chama a atenção e um certo estranhamento é que Samuel lidera com folga nas conjunturas com Fábio Henrique (UB), que já foi prefeito de Socorro, e Carminha Paiva (Republicanos), esposa do atual prefeito, Padre Inaldo (PP), e uma das deputadas mais votadas no pleito de 2022.
Da mesma forma aconteceu nos levantamentos realizados antes da corrida eleitoral do ano passado. Nos estudos, o instituto havia cravado a vitória de Danielle Garcia (Podemos) na disputa ao Senado, enquanto outros grandes nomes também estavam no páreo. No resultado final, apesar da força conquistada durante a campanha, a delegada amargou o quarto lugar, ficando atrás de Laércio Oliveira (PP), Valadares Filho (PSB) e de Eduardo Amorim (PL), consecutivamente.
Já para o Palácio dos Despachos, o IFP também havia cravado a vitória do senador Alessandro Vieira (PSDB), o mesmo que ficou em terceiro lugar no primeiro turno, com 10,88% dos votos.
As falhas causaram uma perda na credibilidade do instituto, já que errou na disputa de vários cargos nas eleições passadas. Desta vez, possivelmente a sondagem deve estar novamente equivocada, considerando o atual cenário político de Socorro, segundo maior colégio eleitoral do estado, em que nomes como o de Valmir de Francisquinho (PL), Fábio Henrique e o sucessor de Inaldo devem acirrar o páreo.
➥ Fonte
O comentário é de responsabilidade do autor da mensagem; não representa a opinião de NE Notícias.
© 2004 – 2023 NE Notícias.
Todos os direitos reservados