Ipespe: 44% dos eleitores tem esperança da vitória de Lula e 30% de Bolsonaro, no 2º turno – Diário de Goiás
A nova rodada da pesquisa Ipespe para a disputa de segundo turno à Presidência da República divulgada nesta terça-feira (11), mostra, além das intenções de votos, os sentimentos e participação dos eleitores na campanha. Segundo o levantamento, 44% dos entrevistados tem esperança da vitória do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), no segundo turno, e 30% no presidente Jair Bolsonaro (PL). 11% branco ou nulo, 15% não responderam ou não souberam responder.
Seguindo o sentimento dos eleitores em relação a vitória de um candidato ou outro, 15% disseram estar preocupados se o petista ganhar, e uma possível reeleição do presidente preocupa 24%. 34% branco ou nulo, 31% não responderam ou não souberam responder.
NÃO DEIXE DE LER: Ipespe aponta Lula com 54% dos votos válidos e Bolsonaro com 46%
O grau de confiança em Lula é de 14% e 20% em Bolsonaro. 2% branco e nulo, 4% não responderam ou não souberam. 6% enxergam a vitória do petista com alegria, e 4% de Bolsonaro.
A pesquisa ouviu também a opinião dos eleitores quanto a performance dos candidatos durante a campanha. 49% disseram que Lula está se saindo melhor, enquanto 40% acredita que Bolsonaro está indo bem. 3% responderam nenhum e 8% não sabem ou não responderam.
Ainda para 49%, o petista tem aparecido melhor nas notícias de televisão e rádio, e 33% acham que o presidente está melhor. Nas redes sociais, 40% disseram que Lula tem melhor presença e 43% responderam Bolsonaro. Em conversas de whatsapp, 38% acreditam que Lula tem sido melhor comentado, e 41%, responderam Bolsonaro. A melhor propaganda tanto na TV quanto no rádio ficou para 45% em Lula e 35% em Bolsonaro.
Em relação as propostas apresentadas por cada candidato, 47% disseram que Lula tem apresentado melhores propostas para as mulheres, enquanto 36% disseram Bolsonaro. 46% acredita que o petista tem melhor proposta para os jovens, e 37% responderam Bolsonaro. Para os idosos, 44% gostam da proposta de Lula e 33% de Bolsonaro.
Para a classe de trabalhadores, 54% acredita que a proposta de Lula é a melhor, e 36%, Bolsonaro. Já para os empresários, 19% acredita na proposta do petista, e 70% de Bolsonaro. De acordo com os eleitores, 46% acham melhor proposta de Lula para os aposentados e 33%, de Bolsonaro. Proposta para as famílias, 45% acreditam que a do petista é a melhor, enquanto 44%, aposta na proposta do presidente.
O Instituto ouviu 1.100 pessoas entre os dias 8 e 10 de outubro, por telefone. A margem de erro é de três pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95,45%. A sondagem foi registrada no TSE com o número BR-01120/2022.
Jornalista – repórter
Publicado por Diário de Goiás Comunicação Ltda desde abril de 2012.
Diário de Goiás é marca registrada no INPI.
Fundado em 2012.