Ivan Baron precisou guardar segredo sobre subir a rampa com Lula por uma semana – GQ Brasil

0
175

Por Leonardo Ávila Teixeira
01/01/2023 19h34 Atualizado 01/01/2023
Ivan Baron no costume customizado que usou para a posse presidencial — Foto: Reprodução / Instagram, @audreyluiza
Ivan Baron, criador de conteúdo potiguar que convive com a paralisia cerebral desde os três anos de idade e conhecido por disseminar questões das pessoas com deficiência (PcDs) nas redes, fez aparição surpresa na cerimônia de posse do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Ele, junto de Cacique Raoni, da cachorra Resistência e de um grupo de outros representantes do povo brasileiro, protagonizaram a entrega da faixa presidencial em uma das novidades da cerimônia, que contou ainda com um festival musical na Praça dos Três Poderes.
A catadora Aline Sousa, de 33 anos, foi a responsável por dar a faixa nas mãos de Lula.
O momento, resultado da decisão de Jair Bolsonaro em não participar da cerimônia, foi cercado de segredo. Até o momento da entrega da faixa, não se sabia como exatamente ela se daria. "Tive que guardar durante uma semana um dos maiores segredos da minha vida", conta Ivan à GQ Brasil. De todo jeito, não foi necessário esperar muito: o influencer soube mesmo do convite só na semana passada. "Recebi uma ligação da nossa primeira-dama Janja Silva. Ela fez o convite para subir a rampa no dia da posse, sem dar muito detalhes e com pouca informação", lembra.
A primeira ligação de Janja foi tudo que precisou para que Ivan se decidisse. "Eu não pensei duas vezes, já fui aceitando!", brinca. O influenciador diz ter chegado em Brasília no dia 28 e deve ficar na capital até a segunda-feira (2).
Detalhe do visual de Ivan Baron — Foto: Reprodução / Instagram, @audreyluiza
O clima de sigilo se manteve no decorrer do domingo. Ivan e os outros participantes foram levados à Praça dos Três Poderes dentro de uma van da produção do Festival do Futuro, evento cultural que ocorreu simultaneamente à posse. O jovem de 24 anos também participou de uma refeição com seus colegas de rampa na capital. "Realizamos um almoço mais discreto para fazermos uma surpresa na posse, de quem seria o grupo tão esperado”, lembra.
Ao chegar ao evento, o estilo do influenciador chamou atenção. O costume em branco e preto foi uma produção do grupo Tela Ambulante, de Brasília, e incorpora não apenas intervenções escritas como retalhos em que frases como 'Parem de nos excluir' e palavras tais quais 'Inclusão' e 'Acessibilidade' ganham espaço.
Nas horas seguindo a cerimônia, Baron ganhou cerca de 30 mil seguidores a mais em suas redes sociais, chegando a 352 mil followers no Instagram até o momento da publicação da matéria. "Me senti em uma missão muito especial, a de representar o povo brasileiro e quem sempre foi excluído da sociedade", diz Ivan, que destaca um tema em particular do discurso do presidente Lula: "Quando ele fala sobre ninguém ficar pra trás, acredito que é disso que o brasileiro/a precisa. Um país mais inclusivo", conta.
© 1996 – 2023. Todos direitos reservados a Editora Globo S/A. Este material não pode ser publicado, transmitido por broadcast, reescrito ou redistribuído sem autorização.

source

Leave a reply