Jacareí Rugby joga inédita final diante da torcida – Jogando Juntos

0
46

Jogando Juntos
O site que joga junto com você!
Na grande final do Brasileirão masculino da modalidade, o Jacareí Rugby recebe a paulistana Poli na tarde deste sábado e tem a oportunidade inédita de conquistar um título em casa. Quando foi campeão em 2017, os jacareiense enfrentaram o gaúcho Farrapos em campo neutro. Na cidade catarinense de Blumenau, fizeram 16 a 15 na última bola.
Sobre a preparação jacareiense, confira o material enviado por Ícaro Leal, da assessoria de Imprensa do clube.
Neste sábado, dia 29 de outubro, o Jacareí Rugby disputa a grande final do Super 12, o Campeonato Brasileiro de Rugby na modalidade com 15 jogadores e organizado pela Confederação Brasileira de Rugby. A decisão acontecerá contra a Poli Rugby, de São Paulo, às 14h, no Campo do Balneário, em Jacareí. A entrada é gratuita.
Para chegar na decisão, o Jacareí Rugby fez 12 jogos pelo torneio. Na primeira fase, fez parte do Grupo Sudeste, e conseguiu a terceira posição na chave com seis vitórias e quatro derrotas em 10 partidas. Na fase final, os jacarés venceram o Curitiba e o Pasteur, ambos fora de casa, para chegar na finalíssima. Por outro lado, a Poli se classificou em segundo no grupo Sudeste e passou por Desterro e Farrapos para alcançar a decisão.
Essa será a primeira vez que o Jacareí Rugby disputará uma final de torneio nacional em seus domínios. Em 2017, quando foi campeão do mesmo torneio, a decisão aconteceu em Blumenau (SC). Nas conquistas dos três brasileiros de Sevens (modalidade olímpica), as taças foram disputadas e erguidas no Rio de Janeiro, duas vezes, e em Taubaté.
Retrospecto
Jacareí e Poli já se enfrentaram por 19 vezes em toda a história. São 10 vitórias do Jacareí e nove dos politécnicos. Esse é o adversário que mais enfrentou o Jacareí Rugby em toda a história, superando o número de jogos contra o Pasteur (17) e o São José (16).
O 20º duelo entre os times será o sétimo no Campo do Balneário. No local, os jacarés também levam vantagem, pois venceram quatro partidas contra apenas duas dos rivais paulistanos.
Os dois times também já se enfrentaram em finais no passado. A primeira decisão foi pela Taça Tupi de 2016 (Campeonato Brasileiro da 2ª divisão), com vitória do Jacareí Rugby, no Martins Pereira, em São José dos Campos, por 14 a 12. A segunda foi pelo Campeonato Paulista 2017, com derrota dos jacarés no CepeUSP por 38 a 33.
O duelo entre ambos será entre o campeão Brasileiro de 2017 (Jacareí) contra o campeão Brasileiro de 2018 (Poli). Uma das duas equipes será bicampeã.
Elenco
Em 2022, o Jacareí Rugby contou com a maior variedade de atletas da história do clube ao longo da campanha no Super 12. Ao todo, até o momento, o clube teve 52 atletas relacionados para duelos da equipe, sendo 39 deles com total formação na agremiação. Isso corresponde a 75% dos atletas da categoria adulta oriundos da cidade. Retirando o ano de estreia em competições nacionais, o ano de 2022 também contou com o maior número de atletas debutantes sendo 24 caras novas no elenco.
Dos 17 jogos realizados neste ano, contando também o Campeonato Paulista, os atletas Carlos Rafael Moura e Leonardo Soares, atletas da base do clube, são os únicos que atuaram em todas as partidas até o momento no ano.
Outras atrações
Além da grande final do Campeonato Brasileiro. O dia 29 também contará com duelos de Sevens entre categorias M15, M18, M15 Feminino e M13 Misto. As demais categorias infantis também participarão de um super treino na mesma data. Além de tudo isso, o clube também celebrará o aniversário de fundação da Associação Esportiva Jacareí Rugby, que completou 16 anos de existência no dia 19 de outubro.
O Jacareí Rugby tem como patrocinadores: Cebrace – A Marca do Vidro, CCR RioSP, Instituto CCR, Latecoere, Wana Química, Via Vale Automóveis e Auto Shopping Jacareí. Como parceiros: Prefeitura Municipal de Jacareí, Secretaria de Esportes e Recreação de Jacareí, Secretaria de Educação de Jacareí e SESI-SP Jacareí. Como apoiadores: Sanrad, CNA Inglês Definitivo, Core Sport, Biguetti e Fisioterapia Mercadante, e Lei de Incentivo Municipal – Fadenp e Lei de Incentivo ao Esporte.

Mais informações
Ainda sobre a decisão, confira o material enviado por Carlos Alessandro e Victor Ramalho, da assessoria de Imprensa da Confederação Brasileira de Rugby (CBRu).
Sábado, às 14h, o Campo do Balneário, em Jacareí, receberá a grande final do Campeonato Brasileiro Masculino de Rugby XV, com transmissão ao vivo nas páginas de YouTube da Brasil Rugby e do Time Brasil. A entrada no campo é gratuita
Dois clubes paulistas decidirão o título brasileiro de rugby nesse sábado! O Jacareí, do Vale do Paraíba, terá o mando de jogo contra os paulistanos da Poli, naquele que será o quarto duelo entre os dois clubes neste ano. Na primeira fase do Super 12, o Jacareí venceu em casa por 30 a 12, mas perdeu na capital paulista por 30 a 10. Já pelo Campeonato Paulista, os dois clubes se enfrentaram na semifinal, com a Poli vencendo em casa por 19 a 3.
Na sequência, os politécnicos ficaram com o título estadual de modo invicto ao vencerem o Pasteur na grande final em Osasco no começo deste mês. Tanto Poli como Jacareí contam com atletas defendendo os Tupis e, enquanto a Poli contam com mais selecionáveis, o Jacareí vem se notabilizando pela força de sua categoria de base, que já ficou com os títulos M15 e M18 neste ano.
Campanhas
A campanha da Poli foi superior ao longo da competição, tendo acumulado 10 vitórias e apenas 2 derrotas no Super 12, ao passo que o Jacareí somou 8 vitórias e 4 derrotas. Nas semifinais, o Jacareí derrotou fora de casa o Pasteur por 22 a 21, garantindo o mando de jogo por ter feito mais pontos do que a Poli na semifinal. Os politécnicos triunfaram em casa contra os gaúchos do Farrapos por 14 a 10.
“A expectativa é quase a melhor possível, porque poderemos ter elenco completo, ainda que alguns atletas cheguem mais cansados após o jogo da seleção. O projeto da Poli está no caminho certo e chegamos nas finais dos dois grandes campeonatos do país. O Jacareí tem preparo físico impressionante e promete um jogo muito duro, sobretudo jogando no campo deles, contra a torcida. De todo modo, vamos pra ganhar, sempre jogo pra isso”, falou Maurício Carli, treinador do time politécnico.
“Um clássico do rugby brasileiro. Os dois clubes vem se enfrentando em decisões e esperamos grande partida. Sabemos as fortalezas deles, têm ótimo scrum e carregam muito bem a bola”, afirmou Lucas Abud, um dos jogadores de destaque da Poli.
“O Jacareí está bem focado e esperamos fortes emoções contra a Poli. Sabemos que a Poli tem grandes atletas da seleção, mas o Jacareí tem um conjunto muito forte”, comentou André Brandão, atleta dos Jacarés.
Por sua vez, o treinador do Jacareí, Júlio Faria, apontou que “fazer uma final de Super 12 em casa tem suas vantagens, mas vai além: é coroar um processo que só quem estava dentro sabe a dolorosa trajetória para chegar até aqui. Agora é o último jogo, contra um adversário que se deve muito respeito, recheado de Tupis. Sabemos que esta experiência terá um diferencial e que estão um degrau a cima, o que nos exigiu uma preparação diferente. O grupo está consciente do plano tático e agora é esperar o calor da partida e ver o desenvolvimento dentro das quatro linhas. Será um grande dia, e faremos de tudo para está taça fica na Toca!”.

Históricos
Em jogos oficiais, válidos pelo Campeonato Brasileiro e pelo Campeonato Paulista, já são 10 vitórias para cada lado. A evolução dos dois clubes vem sendo nítida e conjunta. Jacareí e Poli fizeram a grande final da segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 2016, com título dos Jacarés. Depois, a Poli deu o troco vencendo a final do Campeonato Paulista de 2017.
No mesmo ano, o Jacareí deu a volta por cima ao se sagrar campeão brasileiro da primeira divisão pela primeira vez em sua história. Em 2018, foi a vez da Poli conquistar ineditamente o Campeonato Brasileiro. Com isso, os dois clubes partem em busca do segundo título de Super 12. O palco está pronto para o espetáculo.
Na foto (de Ícaro Leal/Jacareí Rugby), o time jacareiense com a bola em partida contra a Poli pela fase de classificação.
comentário

source

Leave a reply