Janeiro Branco: movimento alerta para cuidados com a saúde mental – Portal EBC

0
57

Ex.Saúde, Presidente, Governo
Início do ano é uma época em que é comum as pessoas fazerem reflexões sobre a própria vida. Por isso, vem a pergunta “como a gente pode viver com mais equilíbrio em todas as nossas relações?”.
Esse é um dos questionamentos feitos pela campanha do movimento social Janeiro Branco, que em 2023 completa dez anos, com o tema A vida pede equilíbrio.
O objetivo é chamar a atenção das pessoas, instituições e autoridades para as necessidades relacionadas à saúde mental e para o respeito à condição psicológica de cada um. A psicóloga Lidiane Silva considera que esse esclarecimento ajuda a todos a olharem melhor para um problema difícil de se conversar.
“A saúde mental vem recheada com muito preconceito, muitos tabus. E com o aumento da ansiedade, da depressão e outros transtornos mentais, o janeiro branco vem pra desmistificar e trazer novas informações para a prevenção da saúde mental”.

Ansiedade, desânimo, alteração no humor, problemas de sono são alguns dos sintomas indicando que está na hora de dar atenção à saúde mental. E muitas vezes, as pessoas não sabem como procurar ajuda.
Baseado na ideia de que todos têm direito à saúde mental, o Instituto Janeiro Branco promove, em seu canal no YouTube, palestras com psicólogos, oficinas, cursos, lives – tudo que faça com que as pessoas parem um pouco a rotina e reflitam sobre como ter uma vida com mais equilíbrio. Governos estaduais, como o do Amazonas, já aderiram à campanha deste ano.
Entre as muitas abordagens possíveis para o problema, a psicóloga Lidiane Silva aponta que a busca pelo autoconhecimento é fundamental.
“O autoconhecimento permite, não somente, controlar suas próprias emoções, como passar por determinadas fases da vida – que a gente chama de resiliência na psicologia – que poderiam trazer processos traumáticos e, por você se conhecer, saber de seu potencial, você não vai passar pelo trauma. O autoconhecimento hoje é a base pra ter uma vida saudável.”
De acordo com o Ministério da Saúde, a prevalência de depressão ao longo da vida no Brasil atinge mais de 30 milhões de brasileiros. Na América Latina, o país é o que tem a maior quantidade de casos da doença, segundo dados da Organização Mundial da Saúde.
Edição: Sâmia Mendes/Edgard Matsuki
País encerrou o ano passado com 1,411 bilhão de habitantes, tendo registrado 9,56 milhões de nascimentos e 10,41 milhões de mortes – ou 850 mil pessoas a menos que 2021.
Além de reformas administrativas, Ministério da Defesa russo informou que vai reforçar capacidade de combate de forças navais, aeroespaciais e de mísseis estratégicos.
Sete dos nove reforços do clube carioca nesta temporada estão relacionados para o embate desta noite, a partir das 21h30, entre eles o lateral-esquerdo Lucas Piton, ex-Corinthians.
Os contribuintes terão até o dia 7 de fevereiro de 2023 para pagar a cota única ou a primeira parcela do imposto predial. Guias físicas são entregues pelos Correios.
Organização Mundial da Saúde imagem mais completa do impacto do aumento de casos da doença no país.  China disse no sábado (14) que quase 60.000 pessoas com covid-19 morreram.
Ainda não há prazo para julgamento da ação, que pode terminar com a condenação à inelegibilidade do ex-presidente. Bolsonaro tem cinco dias para se manifestar no processo.
Portaria foi assinada pelo ministro da Educação, Camilo Santana. O valor considera uma jornada de 40 horas semanais na modalidade normal de ensino.
Também foi vistoriado local onde ex-comandante-geral da Polícia Militar do DF Fabio Augusto Vieira está preso. Não foram encontradas regalias nas instalações.
Primeiro fim de semana de sol forte na cidade, com sensação térmica acima dos 50º Celsius, após um longo período de temperaturas amenas e chuva, levou uma multidão à praia.
Desde o início da pandemia, o país acumula 36,6 milhões de casos confirmados da covid-19 e 695,4 mil mortes registradas. O número de pacientes recuperados soma 35,5 milhões.
Conheça nossos aplicativos nas lojas online da iTunes e Google

source

TagsSaúde

Leave a reply