Japão conta com goleiro que superou depressão para ir longe – Yahoo Esportes

0
120

Escolhido pela FIFA como melhor jogador em campo na vitória do Japão sobre Alemanha por 2 a 1, o goleiro Shuichi Gonda, de 33 anos, fez defesas espetaculares e chamou a atenção de espectadores ao redor do mundo que pouco o conheciam.
Apesar de ser convocado para a seleção do país desde 2010, ele se firmou na titularidade apenas em 2019. Desde então foi o goleiro que mais atuou como titular, deixando na reserva o experiente Eiji Kawashima, que havia sido o goleiro da seleção japonesa na péssima campanha na Copa do Mundo da Rússia, em 2018.
Leia também:
Quanto cada árbitro da Copa do Mundo ganha por jogo?
Jornal espanhol mostra os salários dos técnicos da Copa
Siga o Yahoo Esportes no YouTube
Shuichi Gonda joga pelo Shimizu S-Pulse, da segunda divisão do campeonato japonês, mas apenas de estar jogando futebol ele já se considera vitorioso. Recentemente, em entrevista ao jornal japonês Asahi Shimbun, Gonda contou mais sobre o episódio que quase encerrou sua carreira precocemente.
Em 2015 o atleta passou por um dos momentos mais difíceis de sua vida. Quando ainda atuava pelo FC Tokyo começou a sentir sintomas de exaustão, e acreditou estar sofrendo da síndrome de overtraining.
Essa condição acomete atletas de alto rendimento, em que a enorme carga de treinamentos e pouco tempo de descanso causa sintomas como uma visível diminuição do rendimento, cansaço muscular, fadiga física e mental, entre outros.
Gonda se recuperou fisicamente, mas mentalmente ainda sofria. Foi então que procurou médicos e descobriu que a diminuição do seu rendimento em campo havia ajudado a desencadear um episódio depressivo. O goleiro pensou então em largar o futebol e abrir um restaurante.
Foram seis meses em tratamento antes de receber uma proposta que mudaria sua vida. O craque e ídolo japonês Keisuke Honda entrou em contato com Shuichi Gonda e propôs que o goleiro fosse para a Áustria, onde Honda e sua irmãos haviam investido em um clube de futebol, o FC Horn.
Gonda iria por empréstimo e poderia se recuperar do episódio que havia passado em um ambiente diferente. Caso não se adaptasse estaria livre para retornar para o Japão.
No início de 2016 Gonda embarcou para Horn, e lá recuperou a alegria de entrar em campo e treinar. Em 2018, retornou à seleção e agora tenta ajudar os japoneses a retornarem às oitavas-de-final de uma Copa do Mundo.
Próximos jogos do Japão na Copa do Mundo de 2022:
Japão x Costa Rica – 27 de novembro (domingo), às 7h.
Japão x Espanha – 1 de dezembro (quinta-feira), às 16h.
A seleção brasileira enfrenta a Suíça, na próxima segunda-feira, no estádio 974
Concentração está marcada para às 11h e desfile às 14h. CET-Rio montou esquema especial de trânsito
Fora de Copa do Mundo, atacante argentino passa férias com a mulher nas Maldivas
Marrocos surpreendeu a Bélgica na Copa do Mundo, ao vencer o jogo por 2 a 0 e tomar para si a liderança do grupo F
Com três gols marcados, jogador equatoriano é um dos artilheiros da Copa do Mundo
Homem perdeu a carteira com documentos, dinheiro e cartões de créditos no ato
Jogo foi pouco movimentado, mas costarriquenhos conseguiram a vitória no fim
A Black Friday aconteceu ontem. E em meio às boas oportunidades, os consumidores podem ter caído em…
Pedrinho tem vivo na memória o chapéu que deu em Eriksen, da Dinamarca, há cerca de nove anos. Ele lembrou disso durante a transmissão do jogo entre França e Dinamarca
Jornalista participou da transmissão de Brasil x Sérvia ao lado de Galvão Bueno
A virada do Japão sobre a Alemanha foi uma daqueles histórias épicas. E, sempre que isso acontece, a internet 'quebra' com os memes do confronto
Em Ribeirão Preto (SP), o torcedor Josué Júnior, de 19 anos, fez uma tatuagem com o movimento que Richarlison fez ao marcar gol da vitória contra a Sérvia
Atacante foi o principal nome da estreia da Seleção Brasileira na Copa do Mundo 2022
Sub-19 alvinegro vai participar da Dallas Cup em abril do ano que vem
Imprensa tem acesso somente aos 15 minutos iniciais da atividade no Grand Hamad, a última antes do jogo desta segunda. Neymar fica no hotel, mas Danilo faz trabalho no estádio
(Reuters) – O técnico da seleção da Costa Rica, o colombiano Luis Fernando Suárez, disse neste sábado que sua equipe não tem necessidade de um renascimento na Copa do Mundo do Catar porque não está morta, apesar de uma derrota de 7 x 0 para a Espanha em sua partida de estreia no torneio. A Espanha goleou a Costa Rica na quarta-feira em uma partida totalmente dominada pelos espanhóis.
Treinador português não renovou com o Timão e encaminhou acerto com o rival
Atacante do Atlético de Madrid tem mais de 18 milhões de seguidores na rede social
Atriz criticou restrições do país árabe durante a Copa do Mundo
Dupla avança com as melhores notas para decisão, na volta do evento após quatro anos

source

Leave a reply