Jeferson Tenório – Bolsonaro deveria ser extraditado e responder … – UOL Confere

0
60

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Jeferson Tenório
Colunista do UOL
09/01/2023 04h00Atualizada em 09/01/2023 13h16
Os ataques terroristas deste domingo devem ser vistos como um divisor de águas no que se refere ao tratamento dado a extrema-direita no Brasil. A partir de agora o judiciário dever ter tolerância zero. É imperativo coibir qualquer movimento antidemocrático que vem sendo estimulado ou que tenha a complacência das autoridades.
Todos os envolvidos devem responder pela invasão golpista. Há um consenso de que houve conivência, não só de policiais – alguns inclusive foram flagrados tirando fotos com os golpistas, mas também do Governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, assim como seu secretário de segurança, Anderson Torres, que teve a prisão pedida pela AGU (Advocacia-Geral da União) ainda na noite de domingo.

A sociedade brasileira precisa ter a clareza da gravidade e da dimensão dos eventos terroristas deste domingo. Estamos diante de uma tentativa de golpe em plena luz do dia. Um golpe que foi sendo gestado há pelo menos 4 anos. Desde a redemocratização, nunca estivemos tão próximos de uma barbárie violenta e antidemocrática como a que assistimos.
Os estímulos aos atos golpistas por Bolsonaro sempre foram tolerados. O Procurador-Geral da União, Augusto Aras, arquivou uma série de denúncias contra o ex-presidente. Durante os 4 anos, Bolsonaro insuflou seus apoiadores e os estimulou a não reconhecer o resultado das urnas, desde que assumiu o governo, ainda em 2018.
Bolsonaro apoiou os movimentos antidemocráticos. Foram inúmeros discursos e gestos que culminaram nos atos terroristas de hoje. Tudo documentado em entrevistas, lives e declarações ao cercadinho. Provas não faltam. Ao perder a eleição, Bolsonaro silenciou diante de desses mesmos movimentos terroristas. No final do ano, viajou para Orlando e até o momento não se pronunciou.
A justiça dever ser implacável diante de atos que ferem a democracia. Os agressores não devem ficar impunes. O exército também foi no mínimo complacente com os acampamentos na frente dos quarteis. A força desses grupos (que não são tão minoria assim) não pode mais ser minimizada. Ainda que as cenas de bolsonaristas chorando como crianças birrentas sejam motivos de risos e memes, é preciso levar a sério esses grupos extremistas.
Precisamos de rigor para recuperar o ambiente democrático, entretanto o rigor deve vir acompanhado do uso da Inteligência para desarticular os financiadores, líderes e mentores golpistas. São medidas importantes e que podem gerar resultados a curto prazo.
No entanto, a ferida bolsonarista é profunda e precisará de tempo para cicatrizar. Para tanto, a educação talvez seja o caminho mais sólido. Isto é, precisamos de uma sociedade que além de punir, seja educada para respeitar a alternância de poder por mais que ela seja indesejada.
Os ataques terroristas deste domingo, em Brasília, são a culminância dos discursos de Bolsonaro que alimentaram seus apoiadores com uma ideologia autoritária, racista e fascista. O cenário produzido pela extrema-direita no Brasil deixou um legado difícil de desarticular. Recuperar o ambiente democrático requer rigor no cumprimento das leis constitucionais, inteligência e educação.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Por favor, tente novamente mais tarde.

Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? .
Se você já é assinante do UOL, .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

source

Leave a reply