Jerônimo Rodrigues assume governo da Bahia prometendo investir em infraestrutura e logística – Canal Rural
TV ao vivo
Notícias
Tempo
Cotações
Lance Rural
Blogs
Canal Do Criador
Primeiro governador autodeclarado indígena do Brasil, ele é engenheiro agrônomo e professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana
Publicado em 02/01/2023 ÀS 17h04 Por Carla Letícia, Barreiras (BA) – Atualizado em 02/01/2023 ÀS 17h06
Além da posse do presidente Lula, o dia 1º de janeiro também foi marcado pela troca de comando no governo da Bahia. O governador eleito Jerônimo Rodrigues e o vice-governador Geraldo Júnior foram empossados em sessão solene no plenário da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador.
A cerimônia foi conduzida por uma comissão de deputados designada pelo presidente da Alba, o deputado Adolfo Menezes. Primeiro governador autodeclarado indígena do Brasil, Jerônimo Rodrigues é filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT) e é engenheiro agrônomo, professor licenciado da Universidade Estadual de Feira de Santana e foi eleito governador da Bahia no segundo turno das eleições de 2022, em outubro, com 52,79% dos votos válidos.
Ele é ex-secretário estadual do Desenvolvimento Rural e da Educação na gestão do governador Rui Costa.
No discurso de posse, Rodrigues seguiu a agenda do presidente da República, do mesmo partido, e destacou a promoção da inclusão social e o combate à fome e ao desemprego como as prioridades do governo.
“Não basta que o alimento esteja na mesa das pessoas, é preciso promover uma política consistente de segurança alimentar e nutricional na Bahia. Tenho convicção de que uma das formas de promover a inclusão social é por meio da geração de oportunidades de trabalho que dão dignidade à população e sua família. Por isso, vamos dinamizar nossa política de atração de investimentos. Quero estar próximo ao setor empresarial. Valorizar e induzir a industrialização no nosso estado e fortalecer as cadeias produtivas”, disse.
O governador garantiu ainda que manterá o ritmo de obras e ações em sua gestão, priorizando investimentos em infraestrutura e logística que estão integrando as regiões e os 417 municípios baianos. Ele citou ainda a construção de pontes, estradas, aeroportos, portos e ferrovias, importantes para o escoamento da produção agrícola no estado que tem papel de destaque nacionalmente.
Da assembleia, os novos dirigentes seguiram para o Centro Administrativo, onde aconteceu a transmissão do cargo pelo ex-governador Rui Costa, que agora assume o Ministério da Casa Civil no governo Lula. A cerimônia contou com apresentação da Orquestra Neojiba e de cantores regionais, que trouxeram as raízes indígenas baianas para o destaque da celebração.
A gestão de Jerônimo Rodrigues terá 25 secretarias. Entre elas, está a Secretaria de Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura (Seagri), que agora passa para o comando do deputado estadual pelo Avante da Bahia Wallison Torres, conhecido como Tum.
Anunciado em dezembro pelo novo governador, Tum é produtor rural da região norte do estado e presidente da Comissão Parlamentar Especial de Assuntos Territoriais e Emancipação e membro titular da Comissão Especial do Complexo Intermodal da Ferrovia de Integração Oeste-Leste (Fiol), Porto Sul e Complexo Viário do Oeste na Assembleia Legislativa da Bahia. Ele sucede o também produtor Leonardo Bandeira, que deixa o cargo.
Como parlamentar, Tum atuou no desenvolvimento e captação de projetos nas culturas de soja, milho e cana de açúcar junto à Secretaria de Desenvolvimento Econômico da Bahia.
MAIS LIDAS DO ANO
Viu esta? Raio mata metade das cabeças de gado de fazenda
Acidente aconteceu em outubro passado, em uma propriedade no município de Colmeia, no Tocantins
TEMPO NO DISTRITO FEDERAL
Posse de Lula: previsão do tempo indica chuva isoladas em Brasília
A temperatura máxima na capital federal deve ficar em 29ºC e a mínima em 18ºC
COTAÇÕES
Boi: com a virada do ano se aproximando, veja como ficaram os preços
O foco do mercado está no início de 2023, se os pecuaristas irão avançar nas vendas, no comportamento dos preços dos cortes no atacado e no fluxo de exportações
CAMPO
Incra divulga novas regras para georreferenciamento de imóveis rurais
Com as novas regras, poderão ser incluídas no trabalho de georreferenciamento novas metodologias de levantamento
PERSPECTIVAS
O que esperar do mercado do boi em 2023?
A tendência é que em 2023 o crescimento da oferta de animais da categoria seja ainda mais notável
CAMPEÃ
Cidade baiana tem o maior PIB do agro do Brasil
Levantamento divulgado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) mostrou bom desempenho da agricultura nos municípios do oeste da Bahia
TECNOLOGIA NA LAVOURA
Soja: ferramenta inédita monitora incidência de lagartas na safra gaúcha
Objetivo da iniciativa é disponibilizar uma plataforma de monitoramento para prevenção ao produtor rural do Rio Grande do Sul
ESTIAGEM X PRODUÇÃO
StoneX reduz estimativa de produção da 1ª safra de milho por causa da seca
A 2ª safra do cereal, a chamada safrinha, tem perspectivas mais animadoras, afirma a consultoria em relatório
GESTÃO PARA O FUTURO
Horticultura: hidroponia reduz até 90% do consumo de água na propriedade
Sistema é usado na agricultura familiar; ainda assim, produtora do setor relata dificuldade para se manter na atividade
LEVANTAMENTO
Clima no Sul afeta safra nacional de soja, aponta consultoria
De acordo com a StoneX, recuos nas produções do Rio Grande do Sul e do Paraná provocaram o corte na estimativa geral do país
NOVAS REGRAS
Novo padrão para café torrado entra em vigor; veja o que muda
Informações fundamentais – como o tipo de grão e o grau de torra – passam a ser colocadas nas embalagens de forma mais direta e visível
Canal Rura © 2023 Todos os Direitos Reservados