Jornal inglês revela recusa de gigantes europeus à nova proposta da Fifa por Mundial de Clubes com 32 times em 2025 – ESPN.com.br

0
125

Você está na Edição Brasil. Para acessar edições de outras regiões, clique aqui.
O Daily Mail, da Inglaterra, informou nesta terça-feira (13) que os principais clubes europeus rejeitaram uma proposta da Fifa de lançar um novo Mundial de Clubes, este com 32 times, a ser disputado nos Estados Unidos, em 2025.

Além de todo o conteúdo ESPN, com o Combo+ você tem acesso ao melhor do entretenimento de Star+ e às franquias mais amadas de Disney+. Assine já!

A recusa por parte das equipes foi vista como um ‘duro golpe’ para a Fifa, que utilizou o período de Copa do Mundo no Qatar para negociar a proposta com presidentes de clubes. No entanto, os cartolas se recusaram a aceitar o novo acordo.
A publicação aponta ainda que a Fifa corre contra o tempo para conseguir organizar um Mundial para 2025. A entidade ainda não conseguiu evoluir em temas centrais como qualificações, negociações com emissoras pelos direitos de transmissão e até mesmo a busca por parceiros comerciais.
O fato de ser nos Estados Unidos é a opção preferida da Fifa por funcionar como uma espécie de ‘evento-teste’ para a Copa do Mundo de 2026, que ainda contará com Canadá e México como sedes. A ideia da Fifa é atrair maior interesse esportivo e econômico à competição.
O tema foi trazido à tona durante uma reunião realizada em Doha, no Qatar, na última sexta-feira (9), da Associação de Clubes Europeus, entidade que representa os interesses de 220 clubes do Velho Continente.
A publicação informa ainda que a Fifa se esforçou até os momentos finais da reunião por um acordo e que Gianni Infantino, presidente da entidade, só desistiu quando ficou claro que o projeto não seria assinado pelos clubes.
A falta de um entendimento entre as partes pode causar consequências ao futebol mundial a partir de 2023. O Daily Mail informa que, caso um novo acordo não seja assinado, os clubes poderão se recusar a liberar seus atletas na chamada ‘data Fifa’.
Não é de hoje que a Fifa tenta encontrar uma solução comercial e esportiva para o Mundial de Clubes. Ao longo das décadas, a competição foi disputada em diversos formatos e em diferentes sedes. Para 2023, por exemplo, a entidade ainda não divulgou a data e o local da disputa.
Até o momento, os times garantidos na competição referente a 2022 são: Real Madrid (Europa), Flamengo (América do Sul), Wydad Casablanca (África), Seattle Sounders (América do Norte) e Auckland City (Oceania).

source

Leave a reply