Jornalista potiguar flagra primeiros acampados em Brasília para a … – Agência SAIBA MAIS

0
63

Por Rafael Duarte, com informações de Ana Paula Cadengue
“Estamos aqui para garantir que Lula vai subir a rampa, nem que a gente carregue ele nas costas”. É com esse espírito, disposto a tudo, que o paraense Robson Messias deixou Belém e, após 1.956 quilômetros, chegou a Brasília com uma semana de antecedência para a posse que marca o 3º mandato do presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva.
Ele viajou de carro e, para se manter na cidade e voltar para casa, está vendendo castanha do Pará. Essa será a 5ª posse presidencial que Robson vai assistir ao vivo da Esplanada dos Ministérios. Ele também esteve em 2003, 2007, 2011 e 2015, quando Lula e Dilma Rousseff subiram a rampa do Palácio do Planalto duas vezes, cada.
Assim que Robson estacionou o carro encontrou Jorge Antônio, metalúrgico paulista que também decidiu antecipar a chegada a capital federal para não perder lugar. Ele veio de carona e esteve na primeira posse de Lula, em 2003.
Os dois, que não se conheciam até sábado, foram flagrados pela jornalista potiguar Ana Paula Cadengue, que voltou a Brasília após 30 anos para visitar dois irmãos e também vai ficar para a cerimônia mais aguardada dos últimos quatro anos. Ela, o marido Túlio Ratto e o filho João encontraram Robson e Jorge Antônio debaixo de uma chuva fina tentando ajeitar o melhor lugar para ficar, no estacionamento da Esplanada.
Centenas de caravanas de todo o país devem desembarcar em Brasília nos próximos dias. A expectativa da organização da posse é de que mais de 300 mil pessoas acompanhem a cerimônia na capital.
Com um banner relembrando em fotos as quatro posses de que participou, Robson fincou uma faixa no local fazendo referência ao fato de ter sido o primeiro a chegar para a festa. E se mostrou ansioso para a quinta vez:
Robson Messias, paraense
Jorge Antônio também está confiante e à espera de colegas dos sindicatos do ABC paulista, que chegarão em caravana um pouco antes da cerimônia. Ele aproveitou a ponte com a jornalista potiguar para convocar os nordestinos para “descer” para a Brasília no próximo final de semana:
 
Jorge Antônio, paulista
Segundo a jornalista Ana Paula Cadengue, faltando uma semana para a posse de Lula, a Esplanada dos Ministério e ruas adjacentes já tem grande policiamento.
– O policiamento está grande, a praça dos 3 poderes e os palácios estão cercados. Há pouquíssimos bolsonaristas, só vi um acampado. A polícia do Distrito Federal diz que dia 1° liberam a área”, contou.
A segurança do presidente Lula está sendo tratada como prioridade. No sábado, a Polícia Militar do Distrito Federal interceptou uma bomba e prendeu um suspeito, com quem foi encontrado seis explosivos. A perícia, segundo o delegado responsável pelo caso, confirmou que o explosivo chegou a ser acionado, mas não explodiu. Segundo ele, o suspeito confessou que planejava um atentado contra o presidente Lula no dia da posse.

source

Leave a reply