Jornalista preso processado por desembargador recorre ao STF – Metrópoles

0
92


Com Bruna Lima, Edoardo Ghirotto, Eduardo Barretto e Paulo Cappelli
07/10/2022 18:07, atualizado 07/10/2022 19:44
A defesa do jornalista piauiense José Arimateia Azevedo recorreu ao STF para conseguir uma prisão domiciliar do jornalista. O pedido será julgado pelo ministro Gilmar Mendes. Idoso, Arimateia está preso em regime fechado e atualmente está internado com problemas cardíacos. Nesta quinta-feira (6/10), Arimateia teve mais um pedido de relaxamento da prisão negado pela Justiça estadual.
A ofensiva jurídica contra o jornalista começou em 2019, depois que ele publicou notícias que contrariaram o desembargador Erivan Lopes, do Tribunal de Justiça do Piauí (TJPI).
Em 2019, como mostrou a repórter Nayara Felizardo, Arimateia escreveu no Portal AZ sobre uma denúncia feita pelo Ministério Público do Piauí ao Conselho Nacional de Justiça (CNJ) contra o desembargador. O magistrado havia sido acusado de grilagem. Em reação, o desembargador processou o jornalista, pedindo que ele fosse proibido de citar seu nome em reportagens, além de retirar do portal todas as matérias que lhe citavam.
A queixa-crime do desembargador foi aceita após dois meses. Em 2021, Arimateia foi condenado em primeira instância por injúria, calúnia e difamação, o que não é razão de sua prisão atual. O caso movido pelo desembargador ainda não foi julgado pela segunda instância.
Depois da publicação da reportagem atacada pelo desembargador, Arimateia passou a responder a outras denúncias, pelos supostos crimes de estelionato e extorsão. Foi alvo de mandados de prisão nos últimos três anos, relativos a esses casos.
Em 2020, ministros do Superior Tribunal de Justiça (STJ) criticaram a atuação da Justiça do Piauí no caso. Segundo a ministra Laurita Vaz, que foi relatora de um habeas corpus de Arimateia, não ficou comprovado que a liberdade do jornalista traria qualquer risco à sociedade. O ministro Rogério Schietti classificou como “desproporcional” a ordem para proibir o jornalista de trabalhar.
Atualmente, Arimateia está internado no Hospital São Marcos, em Teresina. Na semana passada, deixou o presídio de segurança máxima Irmão Guido para tratar um aneurisma e suspeita de um novo infarto.
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.
Siga a coluna no Twitter e no Instagram para não perder nada.
Veja vídeo; documentário “Sociedade do medo” estreia neste sábado (8/10) no Festival do Rio
Tucanos da velha guarda foram surpreendidos com a declaração de voto de José Serra, que apoiará Lula e o bolsonarista Tarcísio de Freitas
À coluna, o pastor disse que “de jeito nenhum” participará da bancada; Presidente da Frente disse que contava com Henrique Vieira
Romário não apareceu no encontro que reuniu políticos do PL eleitos no Rio de Janeiro para organizar uma força-tarefa por Bolsonaro
Depoimentos ao MPF apontam que Guimarães tocou nádegas de funcionária na frente de sua mulher e exibiu ereção em viagem de trabalho
Todos os direitos reservados

source

Leave a reply