Josias de Souza – Bolsonaro sonha em converter presidência do Senado em trincheira anti-Lula – UOL Confere

0
112

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na “Folha de S.Paulo” (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro “A História Real” (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de “Os Papéis Secretos do Exército”.
Colunista do UOL
26/11/2022 03h35
Num instante em que o PT ensaia o embarque no bonde pluripartidário que conduz Arthur Lira à reeleição para o comando da Câmara, Lula foi alertado sobre a conveniência de erguer barricadas na Casa ao lado.
Impedido de realizar o sonho de virar a mesa, Bolsonaro se esforça para transformar a presidência do Senado num pesadelo para Lula.

Bolsonaro ainda não aceitou nem as urnas nem Copérnico. Mas começou a aceitar Darwin ao reconhecer, em privado, que a pastora e ex-ministra Damares Alves não dispõem de compostura nem de votos para retirar Pacheco do trono em 2 fevereiro de 2023, início nova legislatura.
O capitão agora infla o balão de Rogério Marinho, outro ex-ministro que recebeu do eleitorado do Rio Grande do Norte uma poltrona de senador.
A exemplo de Damares, Marinho não coleciona votos no Senado para desbancar o favoritismo de Pacheco. Mas dispõe de um diferencial.
Sob Bolsonaro, Marinho comandou o Ministério do Desenvolvimento Regional, epicentro da liberação de emendas do orçamento secreto. Agora, pode reivindicar a reciprocidade dos colegas.
Lula dissera aos aliados que não meteria o bedelho nas disputas pelas presidência da Câmara e do Senado. Parte do petismo avalia que o futuro governo terá que tornar seu apoio a Pacheco mais ostensivo.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Por favor, tente novamente mais tarde.

Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? .
Se você já é assinante do UOL, .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Josias de Souza
Josias de Souza
Josias de Souza
Josias de Souza
Josias de Souza
Josias de Souza
Josias de Souza
Josias de Souza
Josias de Souza

source

Leave a reply