Josias de Souza – Pedido de visto torna Bolsonaro tema obrigatório … – UOL Confere
Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.
Josias de Souza é jornalista desde 1984. Nasceu na cidade de São Paulo, em 1961. Trabalhou por 25 anos na “Folha de S.Paulo” (repórter, diretor da Sucursal de Brasília, Secretário de Redação e articulista). É coautor do livro “A História Real” (Editora Ática, 1994), que revela bastidores da elaboração do Plano Real e da primeira eleição de Fernando Henrique Cardoso à Presidência da República. Em 2011, ganhou o Prêmio Esso de Jornalismo (Regional Sudeste) com a série de reportagens batizada de “Os Papéis Secretos do Exército”.
Colunista do UOL
31/01/2023 09h26
Ao formalizar um pedido de visto de turista que lhe daria salvo-conduto para esticar sua permanência nos Estados Unidos por até seis meses, Bolsonaro como que invadiu a pauta do encontro que Lula terá com o presidente americano Joe Biden. A visita de Lula à Casa Branca ocorrerá na sexta-feira da semana que vem.
Até para virar um turista, Bolsonaro precisa de assessoria jurídica. Contratou os serviços do advogado Felipe Alexandre. Em conversa com o jornal Financial Times, o doutor declarou que a Flórida será o “segundo lar temporário” de Bolsonaro. “Neste momento, com a sua situação, acho que ele precisa de um pouco de estabilidade.”
De fato, a situação de Bolsonaro é precária. Afora os processos penais que acumulou durante a sua Presidência, está com os direitos políticos por um fio nas 16 ações eleitorais que rala no TSE, foi incluído em inquérito sobre o 8 de janeiro e passou a conviver com o pesadelo de ser enquadrado no crime de genocídio contra os yanomamis.
O cerco judicial dá ao projeto de Bolsonaro de fazer turismo em terras norte-americanas por até seis meses uma aparência instantânea de plano de fuga. Há sobre a mesa de Joe Biden carta assinada por 41 parlamentares do Partido Democrata pedindo a revogação do visto de Bolsonaro.
O advogado Felipe Alexandre dá de ombros: “Se você vai expulsar alguém do país, precisa ter uma justificação jurídica.” Por ora, a questão é mais política do que jurídica. Autoconvertido num problema diplomático, Bolsonaro virou tema obrigatório de Lula e Biden.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Por favor, tente novamente mais tarde.
Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso
Josias de Souza
Josias de Souza
Josias de Souza
Josias de Souza
Josias de Souza
Josias de Souza
Josias de Souza
Josias de Souza
Josias de Souza