Licitação de Bolsonaro para conectar escolas favorece Musk, dizem empresas – Yahoo Finanças
BRASÍLIA, DF (FOLHAPRESS) – Empresas de satélite que operam no país dizem que o governo brasileiro direcionou uma licitação para a Starlink, empresa do bilionário Elon Musk, o dono do Twitter.
A reportagem ouviu três grandes empresas do ramo reservadamente e o presidente da associação do setor. Todos levantaram suspeitas de que as exigências do edital são "sob medida" para contemplar a empresa de Musk.
"Não posso dizer que teve má fé [na licitação], mas, com tudo o que ele [Fábio Faria] fez antes [tentativas de trazer Elon Musk para conectar escolas no país], ficou suspeito", disse Fábio Alencar, presidente do Sindisat (Sindicato Nacional das Empresas de Satélite).
O ministro das Comunicações, Fábio Faria, foi o principal responsável pelas negociações no governo que viabilizaram a concorrência. Ele nega irregularidades.
O edital prevê conexão de internet para cerca de 7.000 escolas em locais afastados. A habilitação das interessadas se encerra nesta quinta-feira (24).
Pelas regras, as operadoras de satélite terão de oferecer velocidades mínimas e máximas muito acima da média praticada pelo mercado.
Nenhuma delas, exceto a de Musk, diz que consegue cumprir a exigência por um preço baixo, outro requisito.
Para entregarem a velocidade, elas dizem que terão de montar estruturas novas só para atender as escolas. Na prática, isso inviabiliza a oferta pelo menor preço, como quer o governo.
A disputa prevê a conexão de 6,9 mil escolas por diversas tecnologias (fibra óptica, cabo coaxial, 5G, satélite e rádio, por exemplo).
No entanto, os custos para conexão dessas localidades mais afastadas, a maior parte no meio da Amazônia, são tão elevados que será impossível não repassá-los para o preço, afirmam.
Por isso, o edital prevê que, na impossibilidade de conexão por fibras ou cabos, caberá à operadora de satélite fazer o atendimento. Estima-se que sejam ao menos 4 mil escolas.
O contrato foi fechado pela RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa), órgão vinculado ao Ministério de Ciência e Tecnologia, e o Ministério das Comunicações que pagará a conta.
O ministro Fábio Faria disse à coluna que não tem nada a ver com a RNP, que está sendo contratada para prestar um serviço ao governo.
"Se tiver um edital direcionado, eu serei o primeiro a não aceitar", disse o ministro à reportagem. "Tudo querem colocar na minha conta. Criaram essa questão do Musk só porque ele veio aqui através de mim."
Em setembro, em plena campanha eleitoral, Faria promoveu um evento numa escola na zona rural de Careiro da Várzea (AM) conectada pela Starlink. Na ocasião, Musk fez uma live para os presentes.
A presidente da SpaceX, outra empresa de satélites do grupo, Gwynne Shotwell, também participou, presencialmente, e pôde acompanhar a transmissão.
Faria também trouxe o bilionário para se encontrar com empresários brasileiros e o presidente Bolsonaro e um hotel de luxo no interior de São Paulo.
Naquele momento, já era ideia do governo conectar escolas por meio da empresa de Musk, mas as reações contrárias foram fortes.
O ministro afirma que seu programa de conexão das escolas, especialmente as rurais, vem sendo conduzido pela Telebras em parceria com a Viasat.
No entanto, há limitações para que essa cobertura seja feita e, por isso, abriu o mercado para outras empresas por meio da RNP.
Segundo a assessoria do Ministério das Comunicações, houve uma primeira chamada e mais de mil interessados se apresentaram para fazer conexões por vias terrestres (cabos e fibras). A pasta admite que muitos, no entanto, estão se retirando, diante das dificuldades do projeto.
O segundo chamamento, que se encerra nesta quinta, prevê a participação de empresas de satélite também. No entanto, ainda segundo o ministério, nenhuma se apresentou.
Consultada, a RNP disse que as velocidades foram definidas por sua equipe técnica. No entanto, a assessoria do Ministério das Comunicações informou que os critérios foram definidos em conjunto.
Anatel vem realizando uma audiência pública para definir exatamente o que pode ser caracterizado como um TV Box no Brasil
Renovação com o lateral-direito de 37 anos é um pedido do técnico Rogério Ceni
Os moradores do Estado do Rio contam, nesta semana, com 4.724 chances de ingresso e recolocação no…
Como conciliar o sonho de jogar uma Copa do Mundo pelo seu país com a experiência de viver esse…
Pesquisadores perceberam uma série de mudanças cerebrais em pacientes infectados com a covid-19, mesmo seis meses após o caso. A ideia agora é ver quanto dura
Seleção tem histórico positivo contra 30 dos 31 possíveis adversários no Mundial. Raio-X sugere que são duas as possíveis pedras no sapato dos comandados de Tite
'Nunca vi conflito entre religião e música porque fiz meu noviciado no Brasil', diz Cristina
A Paris Filmes anunciou que Crepúsculo, Eclipse, Lua Nova e Amanhecer Parte 1 e 2 estão voltando às telonas para comemorar 10 anos do lançamento do último filme
LONDRES (Reuters) – Os preços do petróleo caíam para o nível mais baixo desde o início de janeiro nesta segunda-feira, depois que o Wall Street Journal publicou que a Arábia Saudita e outros produtores de petróleo da Opep estão discutindo um aumento na produção. Os contratos futuros do petróleo Brent para janeiro caíam cerca de 5,4%, para 83,55 dólares o barril às 12h46 (horário de Brasília).
Saiba como mudar a ordem das músicas nas playlists do Amazon Music, deixando suas músicas favoritas sempre em primeiro lugar
Após um árduo trabalho no final de semana, os desenvolvedores do Koo trouxeram o idioma em português e outras novidades para ajudar o público brasileiro
Se você já começou ou não a conectar sua casa, a Black Friday pode ser uma excelente oportunidade para montar uma casa inteligente
XANGAI (Reuters) – As ações de Hong Kong caíram pelo quinto dia consecutivo nesta terça-feira em meio ao agravamento da situação da Covid-19 na China, embora as ações da China tenham sido ajudadas por novos movimentos para sustentar o setor imobiliário em dificuldade. O índice Hang Seng de Hong Kong teve baixa de 1,31%.
Quase um ano após ser anunciado, carro feito pela Geely e pela Waymo poderá rodar até 1.000 quilômetros sem precisar recarregar, e já está pronto para o uso
Os cientistas usaram a pele do micélio para fabricar o substrato utilizado como base para componentes eletrônicos
Em reviravolta da natureza, cobra morde criança na Índia, mas não injeta veneno. Para se proteger, menino morde o animal duas vezes e acaba matando o réptil
A foto destacada hoje pela NASA no siter Astronomy Picture of the Day revela a Nebulosa da Borboleta. Ela é uma nebulosa planetária a cerca de 3.500 anos-luz
O ator Jason David Frank, o Power Ranger verde, deixa uma esposa e quatro filhos. A suposta causa da morte ainda não foi oficializada
O escândalo e colapso da terceira maior corretora de criptomoedas do mundo, a FTX, fez com que investidores corressem para tirar suas criptomoedas de exchanges, movimento que está aumentando a escassez do bitcoin. De acordo com a Nansen, provedora de dados on-chain, um total de US$ 5,4 bilhões, cerca de 30 bilhões de reais, saíram […] Fonte: Livecoins Veja mais notícias sobre Bitcoin. Siga o Livecoins no Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.
Lista tem 8 filmes inéditos, incluindo o fantasia Terra dos Sonhos, com Jason Momoa; a cinebiografia Lamborghini e o tão aguardado Adão Negro; veja o top 10