Líder birmanesa Suu Kyi é condenada a 33 anos de prisão – Yahoo Noticias

0
65

Um tribunal militar de Mianmar condenou Aung San Suu Kyi, nesta sexta-feira (30), a mais sete anos de prisão por corrupção, elevando sua sentença total para 33 anos — informou uma fonte judicial.
A opositora, de 77 anos, poderá terminar na prisão uma vida marcada pela luta pela democracia.
Vencedora do Prêmio Nobel da Paz em 1991, ela está presa desde o golpe militar de 1º de fevereiro de 2021, que encerrou um breve período democrático neste turbulento país do Sudeste Asiático.
Um tribunal da capital do país, Naypyidaw, na prisão onde a líder está detida, considerou-a culpada das últimas cinco acusações de corrupção pendentes contra ela.
Uma delas corresponde à compra e à manutenção de um helicóptero que causou “prejuízo ao Estado”, segundo a fonte judicial.
“Todos os casos estão concluídos, e não há mais acusações contra ela”, afirmou a fonte, que pediu anonimato porque não está autorizada a falar com a imprensa.
A líder civil vai apelar da sentença, acrescentou.
Corrupção, fraude eleitoral, violação de segredos de Estado, restrições anticovid… Desde o início de seu processo judicial, em junho de 2021, Aung San Suu Kyi recebeu várias condenações.
O fim deste julgamento de 18 meses abre um novo período de incerteza em Mianmar, com a promessa de eleições em 2023.
As duas últimas eleições legislativas, em 2015 e 2020, foram vencidas pela Liga Nacional para a Democracia (NLD), o partido fundado por Aung San Suu Kyi no final dos anos 1980.
O Exército, que governou por décadas, justificou o golpe de Estado por uma suposta fraude eleitoral, embora observadores internacionais tenham dito que o processo foi justo.
Em dezembro, o Conselho de Segurança da ONU exigiu a libertação imediata de Suu Kyi, em sua primeira resolução sobre Mianmar em décadas. Este apelo foi possível, graças à abstenção da China e da Rússia, que costumavam apoiar Naypyidaw. Desta vez, ambas renunciaram ao seu direito de veto.
A junta militar acusou a ONU de querer “desestabilizar” o país.
Desde o golpe, a líder civil foi vista apenas em algumas fotos de baixa resolução tiradas pela imprensa oficial em um tribunal vazio.
As acusações de corrupção são “ridículas”, comentou Htwe Htwe Thein, professor associado da Curtin University, na Austrália.
“Nada na liderança, governo, ou estilo de vida de Aung San Suu Kyi sugere o mínimo de corrupção”, acrescentou.
Para Richard Horsey, do International Crisis Group, “a questão será o que fazer com Aung San Suu Kyi (…) se cumprirá sua sentença em algum tipo de prisão domiciliar e se terá acesso limitado a enviados estrangeiros”.
Ainda muito popular em Mianmar, a imagem internacional de Suu Kyi foi manchada por sua incapacidade de defender a minoria muçulmana rohingya, vítima de abusos do Exército entre 2016 e 2017, descritos pelos Estados Unidos como genocídio.
Desde o golpe de Estado, Mianmar mergulhou no caos, com confrontos diários entre o Exército e milícias.
Uma ONG local estima as mortes da repressão militar em mais de 2.600 pessoas. Vários grupos de direitos humanos acusaram o Exército de bombardear áreas civis, o que constituiria crime de guerra.
O Exército, por sua vez, contabiliza 4.000 civis mortos.
O chefe da junta, Min Aung Hlaing, disse que o regime planeja convocar eleições em 2023, quando o país estiver “pacífico e estável”.
bur-ah/del/chv/rr/dbh/meb/mr/tt
"Essa vitória não foi só do Lula, foi a vitória do povo brasileiro", diz à AFP Herval Nogueira Júnior, que aos 60 anos percorreu mais de 1.300 km de bicicleta para assistir, no domingo (1º), à posse do presidente eleito.
Presidente eleito quer estar descansado para os atos da cerimônia de amanhã (1º)
Bento XVI, falecido neste sábado (31), aos 95 anos, prometeu após a sua renúncia, em 2013, não ofuscar seu sucessor, o papa Francisco. Mas, na realidade, nunca se deixou esquecer, alimentando a saga de "dois papas", amigos e ao mesmo tempo rivais.
Quem não puder passar a virada em Copacabana e, ainda assim, quiser acompanhar tudo o que rolar por…
As filas, que chegam a 2 quilômetros de extensão, ocorrem devido à revista do público
Pela primeira vez na história moderna, um papa vivo vivencia a morte de outro papa.
Ex-presidente está hospedado na Flórida, nos Estados Unidos
Petista eleito para o terceiro mandato deve permanecer em hotel até que seja feito um verdadeiro pente fino na residência oficial
Henrietta Swan Leavitt, Cecilia Payne-Gaposchkin e Vera Rubin conseguiram superar preconceitos e obstáculos, contribuindo para entendermos hoje melhor o cosmos.
Carlos Flávio da Silva dos Santos, de 27 anos, suspeito de estuprar e ferir mulher a tesourada em…
A chegada de Luis Suárez no Grêmio já movimenta o mundo do futebol brasileiro. Arrascaeta, craque…
BRASÍLIA (Reuters) – Luiz Inácio Lula da Silva assumiu a Presidência da República para um terceiro mandato em sessão solene no Congresso Nacional na tarde deste domingo. Lula e o vice-presidente Geraldo Alckmin fizeram o juramento de cumprir a Constituição e assinaram seus termos de posse em sessão comandada pelo presidente do Congresso, senador Rodrigo Pacheco (PSD-MG).
Aberto na virada de 2010/2011, o Centro de Operações Rio (Cor) inaugura sua primeira expansão neste…
Com a ausência de seu antecessor, Jair Bolsonaro, na passagem de comando, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu, neste domingo (1º), a faixa presidencial das mãos de um grupo de cidadãos, entre eles o cacique Raoni Metuktire, no Palácio do Planalto, em Brasília.
O Vasco está bem próximo de anunciar a contratação do lateral-direito José Luis Rodríguez. O…
O maior prêmio da história da Mega da Virada será dividido entre cinco apostas. O sorteio foi…
Por Lisandra Paraguassu, Ricardo Brito e Bernaro Caram BRASÍLIA, 1 Jan (Reuters) – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aprofundou seu discurso social ao assumir neste domingo o comando do Palácio do Planalto pela terceira vez, elegendo o combate de "todas as desigualdades" como prioridade, ao mesmo tempo em que destinou palavras duras contra a herança do governo de Jair Bolsonaro e aos que "não respeitaram as leis", para quem prometeu buscar punição. "A fome é filha da desigualdade, que é mãe
Norte-coreanos celebraram a chegada do Ano Novo com homenagem aos líderes falecidos, discursos de Kim Jong Un e apresentação de novo armamento
Programação da posse prevê dois pronunciamentos: pouco depois das 15h no Congresso Nacional e às 16h45 no parlatório do Palácio do Planalto
Luiz Inácio Lula da Silva retornou triunfante, neste domingo (1º), ao Palácio do Planalto, em Brasília, pela terceira vez, após deixar a Presidência do país com popularidade recorde antes do escândalo de corrupção que o levou à prisão e quase significou sua morte política.

source

Leave a reply