Luciano Barbosa é uma liderança política sem adversários em Arapiraca – 7Segundos

0
67



Prefeito derrotou nas urnas todos os principais concorrentes
O processo eleitoral acabou com alguns derrotados e vitoriosos em Arapiraca, mas nenhum obteve mais êxito em seus objetivos políticos do que Luciano Barbosa. Em que pese não ter disputado mandato, o prefeito foi o grande vencedor das eleições deste ano.
Pensando em 2024, quando deverá concorrer à reeleição, Barbosa alcançou quatro marcas importantes nas urnas neste ano: elegeu seu filho deputado federal numa eleição muito apertada; além dele, ajudou na vitória de sua bancada de estaduais Ricardo Nezinho e Breno Albuquerque; e garantiu a Rodrigo Cunha, mesmo derrotado no estado, uma expressiva votação na capital do agreste.
E o quarto e mais importante aspecto, impôs uma derrota a seus principais adversários nos próximos processos eleitorais – o que não os inviabiliza como adversários, mas sem mandatos, torna bem mais difícil suas caminhadas. São os casos de Tarcizo Freire e do casal Severino e Fabiana Pessoa.
Tarcizo até disputou em 2020, mas sabia que suas chances eram pequenas numa eleição tão pulverizada, com três nomes de oposição. Seu caminho natural seria tentar novamente a prefeitura em 2024, mas sem mandato de deputado estadual, essa decisão foge da sua alçada – e depende agora da formação de um grupo de oposição a Luciano.
Já Fabiana e Severino foram vítimas de problemas diferentes. A ex-prefeita até que se encaixou em uma boa chapa para a Assembleia Legislativa, mas não soube capilarizar sua campanha por todo o estado, dependendo do disputado voto do eleitor arapiraquense.
Já Severino errou desde a decisão inicial de filiar-se ao MDB, partido que já dava sinais que viria forte na eleição para deputado federal. Mesmo sendo um bem sucedido empresário, sofreu com a escassez de recursos de campanha, além da concorrência na disputa do eleitorado com Daniel Barbosa, balança que pesou a favor do filho do prefeito.
Noves fora, a fotografia política do final de 2022 é que Luciano Barbosa não tem adversários para suas próximas empreitadas na cidade – e provavelmente ela será sua reeleição, em 2024. É possível que apareça um nome? só tempo dirá.
Blog focado em política.

source

Leave a reply