Lula atende Flávio Dino e vai manter Justiça e Segurança Pública no mesmo ministério – Revista Fórum
O senador reeleito Omar Aziz (PSD/AM), que integra o grupo técnico de Justiça e Segurança Pública do governo de transição, informou à imprensa na noite desta terça-feira (29), que esteve com o presidente Lula que garantiu não separar o ministério da Segurança Pública e Justiça no início de sua gestão.
“Eu perguntei a ele [Lula]: ‘O senhor pretende criar o ministério da Segurança Pública?’. Ele disse: ‘Neste 1º momento, não”, afirmou. A vinculação da Segurança Pública e Justiça é uma vitória para o senador eleito Flávio Dino (PSB/MA), cotado para assumir o ministério. Segundo interlocutores que têm circulado pelo governo de transição, Dino vem atuando contra o desmembramento da estrutura.
Aziz esteve reunido com Lula e integrantes do PSD no hotel em que o presidente está hospedado em Brasília. Após a reunião, o senador seguiu para reuniões no CCBB, a declaração foi dada no final da noite. Na mesma ocasião, Aziz afirmou que está garantida a criação do Ministério dos Povos Originários.
A deputada Federal eleita Sônia Guajajara (PSOL/SP), cotada para o comando da pasta dos Povos Originários, esteve nesta terça (29) na sede do governo de transição durante o dia e deixou o local por volta das 20h.
A expectativa é que o presidente Lula comece a anunciar os indicados para chefiar as pastas na Esplanada dos Ministérios já na próxima semana. O anúncio seria feito em blocos de cerca de 10 em 10 e em momentos distintos. Há informações de que ao menos 10 ministros convidados já aceitaram o convite e foram orientados a manterem sigilo. Agora nos resta saber se o anúncio dos nomes será de fato na próxima semana, ou após a diplomação da chapa Lula-Alckmin no TSE, marcada para 12 de dezembro.