Lula chora ao falar de pedintes em semáforos e pessoas que comem ossos – Yahoo Noticias

0
105

O presidente Lula (PT) se emocionou ao lembrar dos brasileiros que passam necessidades. Falando sobre a crise financeira pela qual passa o país, o novo mandatário citou diversas vezes programas de seus primeiros governos de combate à desigualdade. O presidente chorou ao falar de famílias pedintes em semáforos e famílias que se alimentam de sobras e ossos.
"Há muito tempo não víamos tamanho abandono e desalento nas ruas. Mães garimpando lixo, em busca do alimento para seus filhos. Famílias inteiras dormindo ao relento, enfrentando o frio, a chuva e o medo. Fila na porta dos açougues, em busca de ossos para aliviar a fome. E, ao mesmo tempo, filas de espera para a compra de jatinhos particulares. Tamanho abismo social é um obstáculo à construção de uma sociedade justa e democrática, e de uma economia próspera e moderna", afirmou Lula, tendo de interromper o pensamento para beber água e enxugar os olhos.
Em discurso de posse, o presidente Lula (PT) afirmou que acabará com o teto de gastos, que, em sua fala, considerou uma 'estupidez'.
“O SUS é provavelmente a mais democrática das instituições criadas pela Constituição de 1988. Certamente por isso foi a mais perseguida desde então, e foi, também, a mais prejudicada por uma estupidez chamada Teto de Gastos, que haveremos de revogar”, disse Lula.
O teto de gastos é um mecanismo para limitar o crescimento das despesas públicas à inflação registrada no ano anterior. Também chamada de “novo regime fiscal”, a Emenda Constitucional, que tem vigência de 20 anos, poderia ser revista a partir de 2026.
Na prática, o teto congelaria os gastos públicos por, pelo menos, dez anos, já que o aumento em despesas deve seguir a inflação.
Outro nome que o teto de gastos costuma levar é “âncora fiscal’, porque “segura” os gastos do governo em um determinado patamar.
Também em seu discurso, Lula afirmou que retomará o Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), marca de seus dois primeiros governos.
"Em diálogo com os 27 governadores, vamos definir prioridades para retomar obras irresponsavelmente paralisadas, que são mais de 14 mil no país. Vamos retomar o Minha Casa Minha Vida e estruturar um novo PAC para gerar empregos na velocidade que o Brasil requer", afirmou Lula.
O programa consiste em um conjunto de medidas destinadas a incentivar o investimento privado, aumentar o investimento público em infraestrutura e remover obstáculos – burocráticos, administrativos, normativos, jurídicos e legislativos – ao crescimento.
O novo presidente também afirmou que o governo Bolsonaro cometeu genocídio durante a pandemia da covid-19 e que as responsabilidades serão apuradas e os responsáveis serão punidos.
Lula subiu o tom do discurso ao falar da pandemia e fez defesa do Sistema Único de Saúde antes de falar das investigações.
Carlos Flávio da Silva dos Santos, de 27 anos, suspeito de estuprar e ferir mulher a tesourada em…
Dubai quer aumentar o número de habitantes em 2,3 milhões até 2040 atraindo imigrantes
Apresentadora publicou foto com o marido em seu perfil do Instagram, na manhã desta segunda-feira
Na ausência do ex-presidente Jair Bolsonaro, eles fizeram o movimento simbólico
O novo ministro da Advocacia-Geral da União (AGU), Jorge Messias, anunciou hoje (2) a criação da Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia. O anúncio foi feito durante cerimonia na qual o ministro assumiu o comando do órgão, após ser nomeado ontem (1º) pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva. De acordo com o ministro, a procuraria vai adotar medidas de resposta contra desinformação e em prol da eficácia das políticas públicas. “A AGU será uma instituição chave para o desenvolvimento da adm
Perfis do Exército nas redes sociais publicaram o 'Toque da Alvorada', que significam 'um novo trabalho nos quartéis'. Apoiadores de Bolsonaro se revoltaram com publicação e fizeram inúmeras críticas à corporação.
Última das atrações do Festival do Futuro, show da posse de Lula, em Brasília, Valesca Popozuda…
SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – Uma das estrelas da posse do presidente Lula (PT), o economista e ex-BBB Gil do Vigor fez uma verdadeira maratona para ir a todas as cerimônias programadas para o dia da inauguração do governo do petista. A tietagem a ele foi intensa: Gil mal conseguia andar nas festas, tal era a intensidade do assédio de pessoas que o cercavam para tirar fotografias. Os abraços foram tantos que Gil decidiu tomar banho entre a cerimônia do Palácio do Planalto e a recepção do Itamarat
Relacionamento do reeleito mandatário do Rio Grande do Sul foi motivo de ataques homofóbicos na campanha
Uma mulher foi presa em flagrante por policiais da 15ª (Gávea) por aplicar o golpe da falsa…
Discurso aconteceu depois que o petista e o vice, Geraldo Alckmin, assinaram o termo de posse
Presidente deve se reunir com ministra dos Povos Indígenas esta semana
Presidente comentou que lei é 'estupidez' e será revogada
Participação da extrema-direita no governo sueco pode relegar clima e migração
Lula tomou posse como Presidente da República neste domingo (01), em Brasília. A ausência do ex-presidente Jair…
O governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), tomou posse na manhã de hoje (1º) destacando como prioridade de seu mandato a inclusão social. O novo chefe do Executivo estadual assumiu o cargo e discursou na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), em Salvador. Também foi empossado o vice-governador, Geraldo Júnior (MDB). “É compromisso meu empregar a nossa energia para promover inclusão por meio de uma política objetiva de desenvolvimento social e econômico que gere trabalho e renda para o noss
BENGALURU, Índia (Reuters) – A Meta está se preparando para anunciar se Donald Trump poderá voltar ao Facebook e ao Instagram, publicou o Financial Times no domingo. A companhia de mídia social disse anteriormente que decidiria até 7 de janeiro se permitiria a volta de Trump a suas plataformas.
Ex-presidente Jair Bolsonaro não participou da cerimônia de posse do seu sucessor
O ator e apresentador Paulo Vieira revelou no Twitter que se encontrou com o presidente eleito Luiz…
Na primeira cerimônia de posse, Lula protagonizou cenas que saíram do combinado protocolar

source

Leave a reply