Lula confirmou GUARDA NACIONAL para 2023? Veja se é verdade – JC Online

0
188

Política do Recife, Pernambuco e do Brasil. Informações exclusivas, bastidores e tudo que você precisa saber sobre o mundo político
Informações na internet falam que Lula confirmou a criação de uma Guarda Nacional para sua próxima gestão; veja se mensagens são verdadeiras e entenda sobre o que se trata
Nesta terça-feira (29), surgiu na internet uma forte busca questionando se o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) havia confirmado a criação de uma Guarda Nacional, veja se informação é verdade.

Cláudio Kbene
Equipe de transição e Lula durante reunião no CCBB assistindo o jogo do Brasil contra a Suíça. – Cláudio Kbene

As mensagens que circulam nas redes sociais relacionam a criação de uma guarda nacional como uma espécie de milícia política do presidente eleito, sendo comparado com as atitudes dos ditadores venezuelanos, mas esse tipo de proposta não é encontrado em nenhum local nos planos de governo de Lula. 
As únicas propostas que realmente avaliam a criação de uma guarda, querem que o grupo seja responsável por crises de segurança pública, para auxiliar o Exército, não como ferramenta pessoal de Lula

A ideia de alguns aliados, e ainda não confirmada ou iniciada pela equipe de transição e pelo presidente eleito, é modernizar as Forças Armadas e garantir que pautas políticas, tanto benéficas quanto maléficas para Lula, saiam do foco do grupo de Defesa.
Para isso, a ideia é aumentar o foco do Ministério da Defesa no âmbito tecnológico e mais profissionalizado e criar órgãos policiais mais específicos, como uma guarda costeira, mas essas são apenas algumas propostas que ainda estão em discussão. 
Mesmo com essas propostas em mente, nada foi confirmado e ainda está sendo avaliada junto com especialistas procurados pela equipe de transição de Lula.
Em resumo, não existe nenhuma confirmação sobre a formação de uma guarda nacional, muito menos nos moldes divulgados pelas mensagens. A ideia de conteúdos como esses é causar pânico, vinculando Luiz Inácio Lula da Silva com práticas ditatoriais. 

Sobre
Estudante de Jornalismo da UFPE, repórter-estagiária do Blog de Jamildo
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.
Jornal @ 2022 – Uma empresa do grupo JCPM
PARA SOLICITAÇÃO DE LICENCIAMENTO, CONTACTAR [email protected]

source

Leave a reply