Lula convoca Motta e Alcolumbre para discutir reforma ministerial
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pretende incluir os presidentes da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e do Senado, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP), nas negociações da reforma ministerial. Segundo informações da Folha de S.Paulo, ambos serão convocados para uma reunião com o petista para tratar do tema.
O governo busca destravar as discussões sobre a reforma administrativa, especialmente em pastas ocupadas por petistas ou ministros considerados da cota pessoal de Lula. A expectativa é que os ajustes avancem nos próximos dias.
Possíveis mudanças
Entre os nomes que podem ser substituídos está a ministra da Saúde, Nísia Trindade. Para o cargo, os cotados são o ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, e o presidente da Ebserh (Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares), Arthur Chioro, ambos com passagem anterior pelo Ministério da Saúde.
Outro ministro que enfrenta um período de desgaste é Wellington Dias (PT-PI), titular do Desenvolvimento Social, que também pode ser trocado.
Além disso, Lula pretende conversar com os ex-presidentes da Câmara e do Senado, Arthur Lira (PP-AL) e Rodrigo Pacheco (PSD-MG), para discutir a possibilidade de integrá-los ao governo.