Lula, de volta ao poder – Yahoo Noticias
Luiz Inácio Lula da Silva retorna triunfante ao Palácio do Planalto em Brasília, no domingo (1º), após deixar a Presidência do país com popularidade recorde antes do escândalo de corrupção que o levou à prisão e quase significou sua morte política.
A conquista de um terceiro mandato comoveu este autodenominado “jovem” de 77 anos, ícone da esquerda brasileira e latino-americana, que não conseguiu se conter durante a certificação de sua eleição em dezembro, depois de derrotar o presidente Jair Bolsonaro.
Cumprida a pena de prisão e anuladas as condenações que muitos interpretavam como seu fim político, Lula — ícone da esquerda brasileira e latino-americana — volta à linha de frente da política.
Duas vezes presidente entre 2003 e 2010, Lula deixou o poder com uma popularidade de quase 90%, após uma gestão em que 30 milhões dos mais de 200 milhões de brasileiros saíram da pobreza.
Ganhou um enorme prestígio internacional como piloto do “milagre” econômico do Brasil, impulsionado pelos altos preços das commodities.
Mas a sorte mudou para o outrora engraxate.
Apesar de sua popularidade, sua trajetória política se viu manchada por escândalos de corrupção.
Foi reeleito a despeito do Mensalão, um esquema ilegal milionário montado pelo Partido dos Trabalhadores (PT) — que cofundou em 1980 — para comprar o apoio de deputados.
Acabou também envolvido na Lava Jato, a maior operação anticorrupção da história do país, focada em uma gigantesca rede de subornos em torno da Petrobras.
Em 2017, foi condenado a nove anos e meio de prisão pela aquisição de um apartamento triplex de uma construtora em troca de contratos públicos, embora sempre tenha defendido sua inocência.
Ficou preso por 19 meses. Em março de 2021, recuperou seus direitos políticos com a anulação de sua sentença por irregularidades processuais.
Mais de uma década depois de deixar o poder, o orador de voz rouca que teve um câncer na laringe conduziu sua sexta campanha presidencial, sua terceira bem-sucedida.
Anunciou ao mundo que “o Brasil está de volta” ao cenário internacional, especialmente em relação aos compromissos ambientais, e prometeu unir os brasileiros, após um mandato de Bolsonaro que polarizou a sociedade.
Lula segue muito popular no Nordeste, onde perdura a memória de seus programas sociais.
Mas é odiado por uma parte dos brasileiros, para quem representa o estigma da corrupção.
Um pequeno casebre de taipa, réplica daquele em que sua família morava quando ele nasceu em 27 de outubro de 1945, lembra suas origens humildes no Nordeste.
Sétimo filho de um casal analfabeto, Lula foi abandonado por seu pai antes de sua família migrar, como milhões de conterrâneos, para São Paulo.
Foi vendedor ambulante e engraxate. Aos 14 anos, iniciou sua formação de torneiro mecânico, trabalho em que perdeu um dedo mindinho ao manipular uma máquina. No fim da década de 1970, à frente do sindicato dos metalúrgicos, liderou uma histórica greve que desafiou a ditadura militar (1964-1985).
Disputou a eleição presidencial de 1989, a primeira desde a redemocratização, e depois em 1994, 1998 e 2002, quando venceu e se tornou o primeiro chefe de Estado brasileiro oriundo da classe trabalhadora.
Também reposicionou a imagem do Brasil no mundo, ao formar o grupo de países Bric (posteriormente ampliados para Brics) e, sobretudo, ao sediar a Copa do Mundo de Futebol de 2014 e os Jogos Olímpicos Rio-2016.
Conhecido por sua habilidade de negociação política, foi posto à prova este mês durante a composição de seu gabinete, que finalmente concluiu nesta quinta-feira (29): os 37 ministérios superam os atuais 23, e as 11 mulheres são um recorde.
Em 2017, ficou viúvo pela segunda vez após a morte de sua então esposa, Marisa Letícia Lula da Silva, primeira-dama durante seus dois governos.
Mas este pai de cinco filhos voltou a conhecer o amor, com Rosângela da Silva, a “Janja”, socióloga e petista, 21 anos mais nova, com quem se casou em maio.
Desde então, tem repetido que tem “a energia de um homem de 30 anos e a vontade de um jovem de 20”.
bur-rsr/app/mr
'Quando um homem ou uma mulher negra ganham visibilidade, por vezes deixam de ser pretos [para a sociedade]', diz Paulo Cesar Vasconcellos.
Nos comentários da publicação, maioria dos torcedores discorda da sugestão
Decidido a não passar a faixa presidencial para Luiz Inácio Lula da Silva, o presidente Jair…
Uma esquema de segurança inédito e "robusto" foi preparado para a cerimônia de posse de Luiz Inácio Lula da Silva, em Brasília, no domingo (1º), para impedir novos atos violentos de seguidores de Jair Bolsonaro.
Cristiano Ronaldo já sabe onde vai atuar no próximo ano. De acordo com o canal de televisão CBS…
SÃO PAULO/SANTOS (Reuters) – O Brasil lamentava nesta sexta-feira a morte de uma de suas estrelas mais brilhantes, a lenda do futebol Pelé, que morreu aos 82 anos após lutar contra um câncer de cólon por pouco mais de um ano. Do lado de fora do hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde Pelé estava sendo tratado, fãs se reuniram para homenagear o rei do futebol, exibindo lembranças de Pelé em um varal na entrada.
Diversos locais na capital paulista prestaram homenagem a Edson Arantes do Nascimento, o Rei Pelé, que morreu ontem (29), em São Paulo, em decorrência falência múltipla de órgãos. O governo paulista iluminou com as cores verde e amarela a fachada do Palácio dos Bandeirantes, sede do governo. Na Avenida paulista, a via mais conhecida da cidade de São Paulo também foram prestadas homenagens ao grande ídolo do futebol mundial. Durante toda a madrugada, as fachadas do Shopping Cidade São Paulo e da
SÃO PAULO (Reuters) – O dólar teve em 2022 sua primeira baixa anual frente ao real em seis anos, depois que a divisa brasileira foi impulsionada pelo patamar elevado dos juros domésticos, mas incertezas sobre a saúde fiscal do país sob o governo eleito de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e a continuidade do aperto monetário nos Estados Unidos prometem ser um desafio para o mercado de câmbio em 2023. Depois de subir 0,43% nesta quinta-feira, fechando o último pregão do ano em 5,2779 reais na venda,
Grupo de trabalho montado pelo governo de transição apontou as ações prioritárias para os primeiros 100 dias de governo. Entenda que políticas são essas — e que desafio elas representam.
Maior baixa aconteceu no tênis com o adeus de Roger Federer e Serena Williams
Andrew Tate, controverso influenciador britânico, é conhecido pelas opiniões misóginas — ele foi detido com o irmão.
Decreto publicado hoje (30) no Diário Oficial da União exonera Ciro Nogueira do cargo de ministro chefe da Casa Civil. De acordo com o texto, a saída acontece a pedido do próprio político. O posto é considerado uma espécie de braço direito do presidente da República e principal interlocutor do Palácio do Planalto, além de responsável por articular a execução de políticas públicas pelos ministérios. Notícias relacionadas:Confira os nomes dos 37 ministros do futuro governo.Presidente eleito anunci
XANGAI (Reuters) – A gigante de tecnologia chinesa Huawei Technologies Co Ltd. estimou nesta sexta-feira que sua receita em 2022 permaneceu estável, sugerindo que o declínio de suas vendas devido às sanções dos Estados Unidos foi interrompido.
Comandantes das Forças Armadas de Colômbia e Equador concordaram nesta quarta-feira em "unir esforços" para enfrentar o narcotráfico e o crime na fronteira, após uma reunião na cidade colombiana de Ipiales.
A ONU continuará entregando ajuda humanitária no Afeganistão, apesar de os talibãs terem proibido as mulheres de estudar e trabalhar, ao privilegiar o "diálogo" sobre a "pressão" com o regime, afirmou, nesta quinta-feira (29), um encarregado da organização.
Motoristas que estão em débito com o pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos…
Presidente tem pior avaliação de eleito para 1º mandato
As acusações de violência sexual contra um influente padre e artista esloveno abalaram a Ordem dos Jesuítas, à qual pertence o papa Francisco, e revigoraram o debate sobre o tratamento desses casos na Igreja.
Contas ganharam muitos seguidores com vídeos estranhos propondo "super dicas úteis", mas há algo mais acontecendo?
As festas de fim de ano pedem mesas postas bonitas e bem decoradas e podem inspirar muita gente a…