Lula: “Derrotamos o Bolsonaro, mas temos que derrotar os fanáticos” – Metrópoles
19/01/2023 12:36, atualizado 19/01/2023 13:04
Em reunião com uma centena de reitores de universidades e institutos federais, na manhã desta quinta-feira (19/1), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) foi derrotado nas urnas, mas que é preciso “derrotar os fanáticos”.
“Embora derrotamos Bolsonaro, nós temos que derrotar o ódio, a mentira, as fake news e os fanáticos”, afirmou Lula ao encerrar a reunião.
O petista afirmou, em referência aos atos terroristas de 8 de janeiro, que a sociedade “tem que voltar a ser civilizada”. “Ela tem que voltar a sorrir, gostar de música, de samba, de Carnaval, de futebol. Ela tem que voltar a gostar de ser humanista, a gente ser mais fraterno, mais solidário e a gente gostar mais uns dos outros. Afinal de contas, nós estamos no mesmo barco”, completou.
O presidente também defendeu o estreitamento da relação com as universidades e os institutos federais e disse que pretende fazer reuniões anuais com os comandos das instituições.
“E posso garantir para vocês: nós vamos fazer reunião anual. Todo ano a gente vai ter uma reunião para vocês se queixarem, para vocês cobrarem, para vocês dizerem que está faltando alguma coisa, para o ministro explicar, para eu explicar. A gente pode continuar divergindo, mas de forma civilizada, porque a democracia é isso. É a gente conviver na diversidade da forma mais democrática possível”, disse.
A reunião, que ocorreu no Palácio do Planalto, também contou com a presença do ministro da Educação, Camilo Santana, e dos ministros da Casa Civil, Rui Costa, e da Secretaria-Geral da Presidência, Márcio Macêdo.
Ao iniciar a reunião com reitores, Lula afirmou que as universidades estão “saindo das trevas” em direção “à luminosidade”.
“Eu nunca consegui compreender qual era a dificuldade que um presidente da República tinha de se encontrar com reitores uma vez por ano. E eu não conheço na história presidente que tenha recebido conjunto de reitores. A única explicação era medo de que vocês iriam fazer reivindicações”, afirmou Lula, em discurso aos reitores na abertura da reunião.
O presidente também comentou sobre estreitar a relação com as universidades e os institutos federais. “Nós estamos começando um novo momento. Eu sei do obscurantismo que vocês viveram nesses últimos quatro anos. E eu quero dizer que estamos saindo das trevas para voltar à luminosidade de um novo tempo”, destacou. “Vocês precisam saber que o encontro com vocês é o encontro da civilização”, acrescentou.
Durante o mandato de Jair Bolsonaro, a relação do governo federal com universidades públicas teve rusgas. Bolsonaro acusava as instituições de “militância” contra ele.
“Sabemos que, nas universidades, a militância é enorme. É um ‘carnaval’ contra a minha pessoa. Eu estou quase contra tudo e contra todos”, disse Bolsonaro em outubro de 2022.
No fim de novembro, a gestão Bolsonaro congelou R$ 344 milhões destinados às instituições de ensino superior, segundo cálculos do Fórum Nacional de Pró-Reitores de Planejamento e de Administração das Instituições Federais de Ensino Superior (Forplad). Dias depois, o Ministério da Educação (MEC) recuou e desbloqueou o montante.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.
Fred Nicácio comparou Bruno Gaga, no BBB23, com Gil do Vigor ao falar sobre uma possível preferência de Tadeu pelo Pipoca
Bruna Griphao e Larissa Santos venceram a dinâmica e conquistaram o poder máximo do BBB23. A dupla montou o VIP com outras oito pessoas
O ator Leslie Jordan, que ficou conhecido por viver Beverley Leslie na série Will and Grace, morreu aos 67 anos em outubro de 2022
Operação contra venda de substâncias ilegais em Ceilândia apreendeu pílulas de remédio abortivo, emagrecedores e produtos sexuais
Desde que os nomes foram anunciados pela Globo, todos os participantes do BBB23 receberam inúmeros seguidores na rede social de fotos
Todos os direitos reservados