Lula deve escolher governadora do Ceará para o MEC – Metrópoles
Ver agenda e tabela completa →
Notícias, furos e bastidores de política e economia. Com Gustavo Zucchi
05/12/2022 11:43, atualizado 05/12/2022 17:23
A governadora do Ceará, Izolda Cela, para ser a ministra da Educação do governo Lula. Segundo ao menos três petistas ouvidos pela coluna, a decisão já teria sido tomada pelo presidente eleito.
Izolda deixará o comando do governo do Ceará em 1º de janeiro de 2023. Ela ocupava o cargo desde abril de 2022, após a renúncia do então governador Camilo Santana (PT) para disputar o Senado.
A provável indicação de Izolda agrada Camilo e o governador eleito do Ceará, Elmano de Freitas (PT). Os dois se reuniram com Lula na semana passada, em Brasília, e são do mesmo grupo político da governadora.
Professora, Izolda atua há quase duas décadas na área de Educação. Ela já foi secretária da área no município de Sobral (2005-2006) e do estado do Ceará (2007-2014).
Além de atuar na área, a nomeação dela para o ministeriado de Lula ajuda o presidente eleito a cumprir a promessa de ter mais mulheres ocupando cargos no primeiro escalão do futuro governo.
Atualmente, Izolda está sem partido. Ela era filiada ao PDT, mas deixou a sigla em julho deste ano, após ser preterida como candidata do partido ao governo. Uma das possibilidades é ela se filiar ao PT.
Apesar de petistas dizerem que Lula já teria escolhido Izolda, interlocutores da governadora dizem que ela ainda não recebeu um convite formal do presidente eleito para assumir o ministério.
Como mostrou o Metrópoles, Lula já anunciou que só pretende anunciar os seus futuros ministros após sua diplomação no TSE. A cerimônia está marcada para a próxima segunda-feira (12/12).
Já leu todas as notas e reportagens da coluna hoje? Clique aqui.
Em encontro de camisas 9, Ronaldo Fenômeno e Richarlison fazem da dança do pombo e o ex-jogador pediu corte cascão para o jogador da Seleção
Evento teve início nesta segunda (5/12) para 400 convidados no luxuoso Marina Park Hotel, na praia de Iracema, em Fortaleza (BH)
Camisa sete da Seleção Brasileira respondeu ex-jogador inglês “Não tenho muito o que fazer por ele”
Governador eleito de São Paulo reconhece que foi “mais crítico” sobre o tema na campanha eleitoral e que acompanhará resultados do programa
Homem foi morto após ser baleado durante uma tentativa de roubo próximo ao local onde mora, em Ceilândia. Autor é menor de idade
Todos os direitos reservados