Lula deve ter maioria na Câmara e no Senado para governar, diz Randolfe – UOL Confere

0
54

Colaboração para o UOL, em Maceió
03/11/2022 13h01
O senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP), um dos principais coordenadores da campanha vitoriosa do PT à presidência da República, disse que o presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve ter maioria tanto na Câmara dos Deputados quanto no Senado Federal para garantir a governabilidade.
Em entrevista à GloboNews, Randolfe afirmou que já iniciou as conversas com alguns senadores e está otimista na construção de uma base parlamentar que vai permitir a Lula realizar os projetos de governo prometidos durante a campanha.

“Ontem inaugurei diálogo com diferentes senadores. Estou muito otimista na formação da base que sustentará o governo do presidente Lula. Tenho a expectativa de que nós poderemos ter 60 ou mais senadores e 300 ou mais deputados na Câmara”, declarou o parlamentar.
Randolfe disse que conversará pessoalmente com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG). Ele acredita que o núcleo ideológico ligado ao presidente derrotado, Jair Bolsonaro (PL), não teria capacidade para se tornar “majoritário” na oposição ao petista.
“O que é núcleo ideológico que pode vir a fazer oposição ao governo, na prática, não é grupo majoritário, não é maioria que foi formada, é um grupo minoritário”, pontuou. “Eu me dedicarei [para que possamos] ter a maioria necessária. Estou otimista que a construção dessa maioria necessária é possível de ser realizada”, acrescentou.
Na entrevista, Randolfe Rodrigues afirmou que não é “prioridade” de Lula se “engajar” nas eleições do Congresso Nacional, porque o presidente eleito estará focado em “resolver os problemas enormes” do Brasil.
“A prioridade do presidente eleito é não se envolver tanto na disputa pelo Senado quanto na disputa pela Câmara. Ele foi claro em relação a isso logo após o resultado [das eleições]. Nós temos problemas enormes para resolver. Se engajar nas duas eleições [Câmara e Senado] não me parece ser nesse ponto uma prioridade”, completou.
Conforme a Folha de S. Paulo, integrantes do centrão já sinalizaram a Lula que ele pode contar com uma base parlamentar sólida se não criar obstáculos à tentativa de reeleição de Arthur Lira (PP-AL) para a presidência da Câmara.
Atual presidente do Senado, Rodrigo Pacheco também deve tentar a recondução. Entretanto, ao contrário de Lira que é aliado de Bolsonaro, Pacheco mantém maior proximidade com o petista.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}

Por favor, tente novamente mais tarde.

Não é possivel enviar novos comentários.
Apenas assinantes podem ler e comentar
Ainda não é assinante? .
Se você já é assinante do UOL, .
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia os termos de uso

Comentário de Tucker Carlson menciona suposta pressão feita por diretor da CIA para que Bolsonaro aceitasse os…
Quem observa desde domingo os protestos de bolsonaristas nas ruas fica desalentado. Trancaram-se rodovias por um…
Bolsonaro gosta de repetir que “é preciso tirar o Estado do cangote de quem produz.” A recíproca não é verdadeira.

source

Leave a reply